Operação do Gaeco em Bela Vista do Toldo é continuidade da que prendeu ex-prefeito de Major Vieira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Operação do Gaeco em Bela Vista do Toldo é continuidade da que prendeu ex-prefeito de Major Vieira


6 de julho de 2021

Os mandados cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta terça-feira, 6, em Bela Vista do Toldo dão continuidade a Operação Et Pater Filium, que prendeu o ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, e seu filho, Marcus Vinicius, em agosto do ano passado.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão, todos requeridos pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em razão do foro por prerrogativa de função do principal investigado desta nova etapa.

Os investigados presos são suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada para a prática de crimes contra a administração pública, tais como corrupção, fraudes em licitações e peculato (desvio de valores ou bens públicos).

As apurações decorrem da atuação da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, por intermédio do Grupo Especial Anticorrupção (Geac) e do Gaeco, com auxílio operacional a Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de Canoinhas.

As diligências estão sendo realizadas nas cidades de Bela Vista do Toldo, Canoinhas e em Florianópolis e envolvem a participação de 73 policiais, militares e civis, integrantes do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e oito policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, além de pessoal do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Agora, o Ministério Público apura a participação de outros agentes políticos, servidores públicos e empresários em fraudes que envolvem principalmente os setores elétrico e de construção civil.

Para possibilitar a efetividade das medidas de investigação, esta fase do processo tramita, por ora, em segredo de justiça. 

**JMAIS

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra

A melhora das condições de geração de energia, em especial devido às chuvas que melhoraram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, garantiram a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de janeiro de 2025. Com isso, não será cobrado valor adicional nas contas de luz dos brasileiros, informou a Agência Nacional de Energia […]

Arteris Planalto Sul estima mais de 420 mil veículos circulando na BR-116 nos próximos dias

As equipes da Arteris Planalto Sul seguem mobilizadas para atuar na operação especial de fim de ano, entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro. Nesse período, o fluxo de veículos esperado para o trecho tem elevação de até 17%, com cerca de 424 mil veículos transitando na BR-116 entre Paraná e Santa […]

Salário mínimo deverá ser de R$ 1.518 em 2025

O salário mínimo de 2025 deverá ser de R$ 1.518, segundo previsão de fontes do governo, e será definido em decreto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nos próximos dias. O texto será publicado no Diário Oficial da União até o fim deste ano, pois a correção valerá a partir […]