Foram 365 dias de muita informação com pautas de festas, cultura, lazer, obras, qualidade de vida, ensino, porém, 2016 ficará marcado por muitas notícias tristes, como as de homicídios, suicídios e graves acidentes nas BRs que cortam o Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.
2016 também será lembrado por saudades, pois muitas pessoas que fizeram parte da nossa sociedade, nos deixaram.
A equipe de jornalismo da Rádio Colmeia convida você para fazer uma viagem nos principais acontecimentos de 2016, embarque na Retrospectiva Colmeia.
Janeiro:
2016 já se iniciou com grandes desafios para a sociedade de Porto União da Vitória e região. Na cidade de Cruz Machado, a principal informação foi o desaparecimento da jovem Camile Loures das Chagas, em Porto União da Vitória, o povo foi convidado para participar de uma audiência pública sobre o aumento do valor da tarifa do transporte público, que no mês de fevereiro, foi autorizado pelo prefeito da cidade.
Outro assunto que chamou a atenção em 2016 e deve ficar em destaque para 2017, foi à obra de iluminação da Ponte Interventor Manoel Ribas, (Ponte dos Arcos). Mais de 100 mil reais foram investidos em uma obra que não ilumina, e agora, o povo sempre tem a ponte fechada para manutenção da tal iluminação pública.
O esporte também foi destaque em janeiro de 2016. Os adoradores de esporte tiveram mais uma edição dos Jogos Interbairros de Bituruna, que movimentou a Terra da Uva e do Vinho por uma semana.
Fevereiro:
O povo de União da Vitória e Porto União protestaram e muito em 2016 por melhorias na cidade, principalmente na SC 135, entre Porto União e Matos Costa. Em União da Vitória, em um sábado, os moradores do bairro Limeira da região Sul da cidade, ficaram com água em suas residências após o pequeno rio que passa no bairro, transbordar.
Já na SC 135, o povo queria melhorias rápidas na SC que faz a ligação de Porto União ao meio de Santa Catarina, pois a situação da rodovia era caótica e já deixava marcas de graves acidentes e mortes. Em 2016, a SC já fechada em forma de protestos por várias vezes, e os políticos que se dizem lideres da região de Porto União, nem deram atenção ao clamor do povo.
2016 foi o ano de eleição para escolher os novos prefeitos e vereadores, e com isso, o Poder Judiciário via Justiça Eleitoral de União da Vitória, receberam o senhor presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, que veio oficialmente ao lançamento do sistema biométrico de votação em todo o Sul do Paraná.
Março:
O mês de março de 2016 ficou marcado por saudades em Porto União da Vitória. Foi realizada pela entidade Federação Umbanda Candomblé e Angola (Fuca), uma cerimônia para lembrar-se das vítimas do acidente na Serra Dona Francisca em 2015. O laudo oficial do acidente apontou que o proprietário da empresa Costa e Mar, que estava conduzindo o ônibus, estava alcoolizado.
Um dos grandes sonhos da região Sul do Paraná sempre foi por mais segurança pública, e no mês do aniversário de União da Vitória, o Governador Beto Richa juntamente com toda a equipe de segurança pública, estiveram com o deputado Hussein Bakri, Alexandre Curi, e com deputado Federal, hoje chefe da Casa Civil, Valdir Luiz Rossoni, implantando em União da Vitória, o 27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.
O mês de março também ficará marcado por manifestações da sociedade brasileira por mais ética, moralidade e contra a corrupção no Brasil. Em Porto União da Vitória, a comunidade foi para as ruas de verde e amarelo pedindo mais justiça, saúde e educação.
Abril:
Outro movimento que foi para as ruas de União da Vitória, foi o dos alunos do Colégio Estadual José de Anchieta, que foram surpreendidos por uma decisão da Secretaria Estadual da Educação, em que retirava do cargo de José Luiz Benzi de vice-diretor.
Lembrando, que em 2016 foram realizados em todo o Paraná, votações para as escolas, para o cargo de diretor e vice-diretor, e no Anchieta teve autorização para os dois cargos, porém, dois dias depois da votação, a Secretaria Estadual da Educação voltou e retirou o cargo de vice. Com isso, os alunos foram para as ruas.
E o espaço do Cine Teatro Luz que está fechado por mais de dois anos, por falta de organização e manutenção por parte da Prefeitura de União da Vitória, em abril, a Câmara de Vereadores passou em forma de comodato o espaço cultura por dez anos, e renovado por mais dez, para o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), que terá o papel de revitalizar e abrir as portas para os grandes eventos na cidade..
Nesse mês, a sociedade fechou as portas de todas as lojas em Porto União da Vitória e foram até a sede da Justiça Federal em União da Vitória, em favor do Juiz Federal Sérgio Moro, que está à frente da Operação Lava – Jato.
Maio:
Maio iniciou com uma caminhada por justiça e informação sobre o desaparecimento de Camile Loures da Chagas, ocorrido no mês de dezembro de 2015, e também, pelo desaparecimento da jovem Solange Roseli Vitek, ocorrido no mês de abril de 2016. A caminhada teve inicio na frente da sede da Polícia Militar de Cruz Machado e o seu fim aconteceu na frente da Prefeitura, com um apelo de justiça. Na mesma semana da caminhada, os pais das jovens estiveram na Rádio Colmeia pedindo a ajuda de toda a sociedade.
O povo reclamou e a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia pegou a estrada SC 135, e realizou uma ampla reportagem da situação desta rodovia. No percurso de Porto União até Matos Costas, muitos buracos, falta de sinalização, mato sobre a pista, e o total desrespeito do Governo de Santa Catarina com a população do Norte catarinense.
Junho:
Noite de domingo e as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil da cidade de Porto União e de Santa Catarina, foram acionadas para o interior de Porto União. No primeiro momento, a informação foi que ocorreu um tornado e teve uma vítima fatal, mas segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, foi uma micro explosão que deixou um reastro de muita destruição e prejuízos para agricultores.
O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina na época, Milton Hobus, sobrevoou o local, e em conversa com o prefeito Anízio de Souza e com o vive-prefeito Aloísio Salvatti, afirmou que o Governo de Santa Catarina iria ajudar Porto União, mas ao chegar a Florianópolis, Hobus voltou em sua decisão e disse que a situação em Porto União não fazia parte dos quadros de ajuda da Defesa Civil.
Julho:
O mês do adeus ao Frei Pedrinho da Acardi, que muito fez em prol de ajudar quem sempre precisou. O Frei, mesmo sendo vítima de agressão por parte de um dos internos da sua entidade, não deixou de ajudar quem sempre precisou. Além da violência, a sede da Acardi foi destruída por um incêndio, e no dia 8 de julho, a Igreja Católica de União da Vitória, confirmou o falecimento de Frei Pedrinho aos 42 anos.
Frei Pedrinho sempre foi uma pessoa ligada diretamente em atender a comunidade das cidades de Porto União e União da Vitória, e quem o procurasse para uma boa conversa ou até mesmo para uma palavra amiga, era atendido atenciosamente.
Pedrinho, como era chamado, sempre foi ligado em ajudar as pessoas com mais necessidade. Na madrugado do dia 30 de abril, foi agredido por um abrigado na casa que sempre trabalhou para ajudar as pessoas, sendo a Acardi, e mesmo agredido, Frei Pedrinho não parou suas atividades e continuou trabalhando para recuperar um espaço da sede Acardi, porém, infelizmente no dia 13 de dezembro de 2015, um incêndio destruiu o espaço.
Frei Pedrinho, se vai, mas fica um ensinamento: É possível ajudar o próximo e não ficar esperando algo em troca. “Frei Pedrinho o teu exemplo nos conforta”.
A fé tomou conta de Porto União da Vitória no fim do mês do julho com a tradicional carreata de São Cristóvão. O evento teve inicio às 8h da manhã, com uma Santa Missa no salão da Catedral Coração de Jesus, e em seguida, uma procissão até o bairro São Cristóvão onde ouve as bênçãos aos veículos.
Agosto:
No dia 23 de agosto de 2016, o delegado chefe da 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória, Douglas Carlos de Possebon, convocou a impressa para uma coletiva, em que confirmou que após a localização de duas ossadas humanas no interior de Cruz Machado na manhã do dia 23, os investigadores deram voz de apreensão para um menor de idade que confessou ter matado as jovens Camile Loures da Chagas e Solange Roseli Vitek. O menor disse que matou Camile, pois ela não quis ter um relacionamento com ele, e a morte de Solange, foi por conta que a jovem demonstrou saber que o menor teria matado Camile.
O adolescente foi condenado em audiência realizada na Vara da Família e Juventude de União da Vitória com a presença do Juiz Carlos Eduardo Mattioli, e do Promotor de Justiça da Criança e do Adolescente, Julio Ribeiro de Campos Neto.
Setembro:
No mês de setembro, Porto União esteve em festa pelos seus 99 anos de desenvolvimento. Para marcar o mês, várias atividades foram realizadas, como inaugurações e o desfile de aniversário que aconteceu no sábado, dia 3.
Outro evento dos 99 anos foi a 2ª edição da Meia Maratona do Porto, que reuniu vários atletas de várias cidades da região e do Brasil.
No mesmo momento que era comemorado os 99 anos, a Prefeitura da cidade já planejava as ações dos 100 anos da cidade que será no dia 5 de setembro de 2017.
Um dos eventos mais destacados em 2016 foi na educação. Com a qualidade do ensino e no Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação realizou uma grande parceria com a Promotoria Pública, Vara da Família, Prefeituras, Conselho Tutelar e com o Núcleo Regional de Educação, contra a Evasão Escolar no Sul do Paraná.
Outubro:
O dia da democracia chegou e foi no domingo, 2 de outubro, onde a sociedade do Brasil e Porto União da Vitória e região, foram as urnas para escolherem os novos prefeitos e vereadores para a gestão de 1ª de janeiro de 2017, até o dia 31 de dezembro de 2020.
Na cidade de Porto União, o candidato do PSDB Eliseu Mibach, foi eleito e voltou depois de 12 anos afastado da política. Já em União da Vitória, a sociedade escolheu Santin Roveda (PR), para comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
Na região Sul do Paraná, os eleitos foram: General Carneiro: Luiz Otavio, Bituruna: Claudinei de Paula Castilho, Porto Vitória: Kurt Nilsen Junior, Cruz Machado: Euclides Bibi Pasa, Paula Freitas: Valdemar Capeleti, e Paulo Frontin: Sebastião. Já em Matos Costa, o atual prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) Raul Ribas Neto, continuou no poder.
Além das eleições 2016, os alunos também foram para as ruas no mês de outubro contra a PEC 241 do Governo Federal, que fez um corte nas contas públicas e com isso, haverá menos recursos para várias áreas como educação e saúde. Em União da Vitória, os alunos de várias escolas gritarão NÃO a PEC 241.
Outra ação na educação foi às ocupações em várias escolas e instituição de ensino em todo o Brasil e no Paraná. Em União da Vitória, escolas foram invadias, e em duas delas os próprios alunos protegeram o local.
Novembro:
Na vida de todo ser humano a melhor forma de adquirir conhecimento é através da leitura, pensando nisso e na fé que o Centro Espírita Amor e Caridade de União da Vitória, há mais de 30 anos vêm promovendo a Feira do Livro Espírita na cidade.
No inicio do mês de novembro, as tradicionais barraquinhas já estavam montadas no centro de União da Vitória, e a comunidade pode fazer uma visita e ter acesso a grandes obras em livro, CD e DVD. Segundo a direção da Feira do Livro, todos os anos o evento é um sucesso e não foi diferente em 2016.
A saúde de União da Vitória ficou um pouco melhor após o termino das obras dos Postos de Saúde no distrito de São Cristóvão, e na conhecida UPA 24 horas na área central do município. Para o evento de inauguração dos espaços da saúde, a cidade contou com a presença da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e de autoridades do Governo do Paraná e Federal.
Dezembro:
E os últimos 31 dias do ano de 2016 chegaram, e com o mês de dezembro, a cidade de Porto União realizou a sua 10ª edição da Festa Nacional do Xixo e do Steinhaeger no Espaço Estação União.
Segundo a equipe organizadora, o evento foi um sucesso e espera poder fazer no ano de 2017 mais uma edição em comemoração aos 100 anos da cidade. O prefeito de Porto União Anízio de Souza destacou a participação da imprensa e da Rádio Colmeia, que nos 10 anos da festa sempre esteve presente.
No final do mês de novembro, o Brasil foi informado da queda de um avião, onde estavam jogadores da equipe da Chapecoense, juntamente com jornalistas. A queda de um avião também aconteceu na cidade vizinha, em Cruz Machado, onde vitimou o piloto e deixou o passageiro com ferimentos. No fim de dezembro um ultraleve ao fazer o pouso no aeroporto de União da Vitória, teve um problema, e acabou virando na pista.
A violência também já faz parte da cidade de Porto União, no dia 18 de dezembro, um grupo de indivíduos explodiram o caixa eletrônico do Supermercado Glória, no bairro São Pedro e levaram todo o dinheiro.
Está faltando poucas horas para o fim de 2016, e a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, deseja a você que nos acompanhou via rádio, ou através da nossa página no site, que 2017 seja de muita paz, saúde e de boas notícias.