Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz


28 de setembro de 2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SUB 20 do Iguaçu vence em campanha de dar inveja

foto:Jair da Silva O Sub-20 da Associação Atlética Iguaçu segue invicto na série B do campeonato paranaense  Jogando pela quinta rodada, o sub 20 do Iguaçu mostrou novamente sua força e manteve a invencibilidade na competição. Atuando longe de casa, o time de União da Vitória venceu o São Joseense por 1 a 0, na […]

Inscrições para PSS da Prefeitura de General Carneiro encerram-se hoje

A Prefeitura Municipal de General Carneiro está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de profissionais da educação. As oportunidades são para os cargos de Professor de Educação Infantil, Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Educação Física. As inscrições encerram-se hoje dia 23 e devem ser realizadas […]

6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em União da Vitória

Foi realizada nesta quarta-feira, 18, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de União da Vitória. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o encontro proporcionou um espaço de reflexão, discussão e avaliação da execução das políticas públicas voltadas à população idosa. Durante toda […]