31 pessoas da cidade de Porto União, foram atendidas na terça-feira, 6 de março, no Hospital São Luiz, na cidade de Campo Alegre, para fazer a cirurgia de Catarata.
Quando o prefeito de Porto União, Eliseu Miback assumiu o comando da administração portuniense em 2017, a fila de espera para fazer a cirurgia de Catarata no município, era bem grande e a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, tentou ainda no ano passado firmar a parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina para fazer o conhecido mutirão de cirurgia, as sem êxito e agora a administração conseguiu fazer o agendamento e fez o encaminhamento de 31 pacientes na manhã de terça-feira, 6, para ser feita as cirurgias.
Depois de passar pelo atendimento de revisão ocular os pacientes já puderam fazer a cirurgia e se fosse o caso passa a noite no hospital e no dia seguinte já puderam ser liberados para voltar para casa e fazer o acompanhamento junto ao seu médico na cidade de Porto União e fazendo o uso de colírio, após a cirurgia.
O que é a Catarata:
A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz).
Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase metade sofre com o problema. Sendo assim, a causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento.
Fonte da informação sobre o que é Catarata do site Minuto Saudável.