Paraná inicia fiscalização dos produtores rurais que não cadastraram rebanho » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná inicia fiscalização dos produtores rurais que não cadastraram rebanho


5 de julho de 2021

Foto: Jaelson Lucas / ANPR

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou nesta semana a busca ativa de propriedades sobre as quais não há registro de atualização cadastral de rebanho. Elas serão notificadas para regularizar a situação, sob risco de multa. Além disso, não poderão emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), com vistas à movimentação entre propriedades ou abate.

Os produtores que ainda não fizeram a atualização do rebanho têm, agora, apenas a opção de efetivá-la em uma das unidades locais da Adapar. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.

“Desde o início deixamos claro que nossa intenção não era aplicar penalidades, mas apelar para o bom senso, visto que o cadastro ajuda todos os paranaenses”, disse o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. “Mas, em cumprimento à legislação de defesa agropecuária e em respeito aos milhares de proprietários que cumpriram com o dever, os fiscais vão visitar as propriedades que não obedeceram ao prazo para que sejam autuados.”

O prazo da campanha de cadastro encerrou-se em 30 de junho. Os proprietários tiveram dois meses para acessar o sistema online disponível no site da Adapar ou procurar algum ponto físico, como as unidades locais da agência, sindicatos rurais ou prefeituras, para realizar o processo.

O balanço parcial divulgado na sexta-feira (02) mostra que a média estadual de atualização cadastral estava em 80,6%. Ainda há documentos sendo enviados do Interior do Estado para a sede da Adapar em Curitiba.

Os cinco municípios com pior porcentual são da região de Curitiba: Colombo, com apenas 21,4% de comprovação, Quitandinha (31,8%), Contenda (34,3%), Piraquara (37,7%) e a Capital (38,7%). Na ponta contrária, 60 municípios fecharam em 100%. A relação pode ser conferida AQUI.

FUNDAMENTAL –A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e também garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação foi concedida em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), depois de mais de 50 anos de esforço conjunto de entidades públicas e privadas e da cooperação de produtores.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cresol Horizonte realiza assembleia geral.

Ontem, terça-feira (15), a Cresol Horizonte realizou sua Assembleia Geral, reunindo associados, conselheiros, diretoria executiva, delegados e delegadas, equipe técnica e lideranças da cooperativa.  

27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva ao Patrono Tiradentes.

Nesta manha o 27º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, realizou homenagem ao seu patrono, Alferes Joaquim José Da Silva Xavier, o Tiradentes. A solenidade foi realizada nas dependências do Batalhão onde reuniu autoridades civis e militares, além de contar com o cerimonial realizado pelos Alunos do 7º Colégio Militar do Paraná.

Identificado casal vítima de acidente na BR 280

O acidente ocorreu nesta noite de segunda feira (14), por volta das 19:40, entre um caminhão com placas de Arabutã e um Gol com placas de Canoinhas. O motorista do Gol, identificado como Iracir Mattos de 66 anos, infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A passageira, sua esposa Ana Maria Lima de Mattos, 69 foi […]