Rádio Colmeia Paraná: justiça nega suspensão e prova do PSS está mantida para domingo » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Paraná: justiça nega suspensão e prova do PSS está mantida para domingo


9 de janeiro de 2021

Três decisões judiciais desta sexta-feira (08) negaram ações que pediam a suspensão da prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) dos professores marcada para este domingo (10) em 30 cidades do Estado. A avaliação está confirmada nesta data para os 39.379 candidatos do processo.

Nos autos, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte explicitou todas as medidas legais que amparam a aplicação da prova, bem como as medidas de prevenção que serão adotadas pelo Cebraspe, empresa responsável pela avaliação.

Divulgação

Há um decreto estadual (6.593/20) que garante legalmente a aplicação da prova e não existem decretos municipais que impeçam o certame. Em dezembro, quando o cenário epidemiológico do Estado apresentava patamares superiores aos atuais, a prova foi adiada por duas vezes.

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu parecer favorável à realização da prova, desde que adotadas as medidas sanitárias descritas no Protocolo de Segurança apresentado pela Secretaria da Educação.  

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Entre as medidas estão a seleção de locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar; higienização de todo o ambiente, inclusive as carteiras (antes e depois do uso), de malotes e outros materiais de manuseio; verificação da temperatura corporal dos aplicadores e dos candidatos; observação do distanciamento físico; uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool em gel, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de sacos plásticos transparentes individuais para descarte de material utilizado (lenços e máscaras usadas).

Visando garantir o distanciamento físico de 1,5 metro entre os candidatos em sala, a taxa de ocupação dos espaços físicos foi reduzida de acordo com as dimensões e a quantidade de carteiras existentes nas salas.

Foram selecionados locais com amplas janelas para favorecer a circulação de ar. As janelas deverão permanecer abertas durante todo o período de aplicação de provas, condicionada aos fatores climáticos. O uso de aparelhos de ar condicionado foi proibido. Além disso, em cada sala será informada a capacidade máxima do espaço e o quantitativo de pessoas alocadas naquele ambiente.

O Cebraspe organizará a entrada escalonada dos participantes e colaboradores para evitar qualquer tipo de aglomeração. O Centro dividirá os candidatos em quatro grupos, com horários de entrada distintos, que são informados aos respectivos candidatos na consulta de local e horário das provas. Desse modo, cada grupo de candidatos chegará ao local de prova em um intervalo de tempo, diluindo a circulação de pessoas e evitando aglomerações.

OUTRAS PROVAS – Assim como a prova do PSS dos professores, diversas outras avaliações presenciais, como vestibulares, estão programadas acontecer nesta e nas próximas semanas nos cenários nacional e local. Nos dias 17 e 24 de janeiro, por exemplo, será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso. Somente no Paraná, são 233.247 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Entenda como funciona e qual a eficácia da vacina contra a Covid-19

Desde o início da pandemia uma das maiores expectativas da população mundial era a produção e chegada da vacina contra a Covid-19. No domingo, 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan de São Paulo, em desenvolvimento com o laboratório chinês Sinovac, para […]

Estabelecimento clandestino em União da Vitória é fechado pela Polícia Militar

Após denúncias recebidas pela Polícia Militar de Porto União, junto da Polícia Militar de União da Vitória, as equipes se deslocaram até a Rua Coronel Amazonas, área central, por volta das 22h dessa sexta-feira, 22, para abordar um estabelecimento clandestino em que estaria ocorrendo os crimes de tráfico de entorpecentes, rufianismo e aglomerações de pessoas. […]

Mandado de prisão é cumprido no bairro Sagrada Família em União da Vitória

Um mandado de prisão em desfavor de um homem de 30 anos foi realizado pela Polícia Militar de União da Vitória, por volta das 22h45 dessa sexta-feira, 22, no bairro Sagrada Família, após visualizar o mesmo em via pública. Ele estaria entrando em sua casa no momento em que a equipe deu voz de prisão. […]