De acordo com o Governo do Estado do Paraná, em comparação ao mesmo período do ano passado, o consumo de energia elétrica caiu 5,9% no 2º trimestre de 2020. O consumo é da área de concessão da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que cobre 393 das 399 cidades do estado.
A decorrência da queda foi principalmente pela redução das atividades econômicas em várias áreas devido a pandemia da Covid-19. Segundo o Governo do Paraná, esse resultado é do “mercado sem fio” da Copel, que inclui consumidores atendidos pela empresa (mercado cativo) e os consumidores livre, que são empresas com demanda maior que 500kW.
Para negociar a compra de energia no mercado livre, essas empresas escolhem deixar o mercado regulado. As empresas de maior porte foram as que mais registraram queda no consumo.
Já o mercado cativo, formado pelos consumidores atendidos pela empresa de distribuição Copel, a baixa ocorreu principalmente por conta dos setores de comércio e serviços e do industrial. A alta no consumo ocorreu no segmento residencial e rural segundo o Governo do Estado.