Adriano Souza é atleta do programa projeto de extensão “Atletismo Paralímpico”, coordenado pela prof Regina do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), e nos dias 10 e 11 de maio, participou dos Jogos Paralímpicos no Centro de Treinamento em São Paulo, em que conquistou o primeiro lugar em três categorias, sendo nos 100 e 200 metros da Petra e Arremesso de Peso.
A professora Regina Borini e o representante da prefeitura de União da Vitória, Ednilson Godoy, acompanharam o jovem que conquistou o primeiro lugar em três categorias nos Jogos Paralímpicos Universitários. Souza, é atleta do Programa desde 2015 e recordista mundial na modalidade Petra.
Também já conquistou três Campeonatos Paranaense, cinco medalhas de prata no mundial em 2017, é bicampeão no Circuito Caixa Regional Sul e medalha de ouro no Arremesso de Peso nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) em 2017.
É por meio desse programa, que o paratleta realiza os treinamentos de arremesso de peso e musculação no Complexo Esportivo e Academia do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), e para a professora Regina, que o orienta, foi muito gratificante ver toda sua evolução. “Foi muito bom colaborar na preparação do atleta para esta competição. É gratificante trabalhar com uma pessoa dedicada e disciplinada”, comenta Regina.
Sobre o programa, a professora afirma que também é uma oportunidade aos acadêmicos do curso de Educação Física da UNIUV, vivenciarem na prática o que aprendem em sala de aula. “Colaborando com o Programa Paralímpico da cidade, os acadêmicos ampliam o conhecimento, apoiam e contribuem para a difusão do esporte adaptado na região”.