A prefeitura municipal de União da Vitória foi convidada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) para participar e concorrer ao I Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). O programa vai premiar iniciativas da gestão pública, tendo como foco neste ano: a educação. O delegado da Receita Estadual, Luiz Carlos Lucchesi Ribas, e o auditor fiscal e avaliador do PGP, Helder Marques Yano, visitaram o prefeito Pedro Ivo Ilkiv e o vice Jair Brugnago para formalizar o convite, na tarde desta quarta-feira, 26.
O PGP-PR foi instituído pelo SINDAFEP, através de convênio firmado com o SINDIFISCO/RS – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul, proprietário da marca Prêmio Gestor Público. Uma cerimônia, na Assembleia Legislativa do Paraná, irá premiar os melhores avaliados no processo em que é necessária a efetivação de inscrição até início de agosto.
Pedro Ivo disse que vários projetos estão sendo articulados, contudo de efetivo tem sido a realocação de famílias. Ao todo são 180 famílias que saem da área de risco. Uma grande parte delas da região que formará o Parque Linear. Junto dele, a prefeitura vai trabalhar em parceria com a Copel que vai organizar e montar efetivamente a estrutura do local, com a Sanepar que, possivelmente, fará, num acordo com a prefeitura, repasse de valores que servirão para proteção de nascentes e fontes de água e Governo Federal que tem disponibilizado novas moradias, no Programa Minha Casa Minha Vida.
O projeto se articula no quesito da preservação. “É um projeto que pega mais a área ambiental”, acrescenta Pedro Ivo. O auditor Helder, inicialmente, avaliou como positiva a proposta e que pode sim ser inscrita. Segundo ele, projetos em execução podem participar. Na visão de Luiz Carlos, a implementação, além de proteger o meio ambiente, fornece moradias dignas e cria um novo visual no município.