Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e demais setores, professores, alunos e população em geral foram às ruas na tarde desta quinta-feira, 10 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Todos participaram de uma passeata que teve início em frente ao Colégio Pedro Araújo Neto – CEPAN, passando pela Prefeitura de General Carneiro e seguindo pela avenida Presidente Getúlio Vargas, até em frente à praça da rodoviária de General Carneiro.
Já na praça, o tema foi debatido, onde houve também o áudio de um depoimento onde uma adolescente fala sobre a falta de uma amiga que foi vítima de suicídio. O depoimento causou comoção aos presentes. Em seguida, todos lançaram balões aos céus em homenagens as vítimas, finalizando com uma enorme corrente.
Durante o dia, também teve como destaque a mobilização do comércio local que aderiu a campanha ‘Setembro Amarelo’ e enfeitou a frente das lojas com a cor simbolizando a campanha.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e organizadora da passeata, Samara Liana Behncke falou sobre o momento. “Resolvemos pesquisar sobre este assunto que vem preocupando pelos números alarmantes, as taxas vem aumentando a cada ano. Estes suicídios vêm apresentando um avanço tanto na juventude, quanto na fase do idoso, isso devido aos jovens estarem tentando se encontrar no mundo e os idosos por estarem perdendo o que conquistaram ao longo dos anos”, explica à psicóloga, que completa, “estamos aqui para prevenir o suicídio em defesa da vida, para isso, precisamos romper este silêncio e parar com o preconceito de não falar”. Finalizou.
Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.