Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos


12 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você leitor do site da Rádio Colmeia pode estar pensando que está reportagem é antiga. Bem, assunto sobre vandalismo no patrimônio público de Porto União, já foi destaque no site Colmeia, como também nos jornais radiofônico da emissora. Mas o ato de vândalos na cidade não pode deixar de ser pauta novamente.

A Secretaria Municipal de Turismo junto a Prefeitura de Porto União registraram nas últimas semanas, novos atos de vândalos ao patrimônio que é de todos os portunienses. Segundo o secretario de Cultura e Turismo da cidade, José Carlos Gonçalves, os vândalos estão indo aos locais como o Mirante, praça do Contestado e outros locais que são para o lazer das pessoas e estão danificado. Na praça do Contestado, ciclistas como de skateitistas conseguiram quebrar a parte de mármore, onde fica a imagem em tamanho real do monge João Maria. Já no Mirante que fica próximo do cemitério da cidade tem pessoas pegando o conhecido corretivo escolar e escrevendo na madeira do espaço público palavras de baixo calão, nomes de pessoas e até mesmo fazendo declaração de amor.

 

Penalidade:

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito à prisão e multa por danos ao patrimônio público.

O item III do artigo qualifica como crime “destruir, inutilizar ou deteriorar coisas alheias (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviço público ou sociedade de economia mista”, artigo 163 do Código Penal – autuada por danos ao patrimônio público qualificado contra o patrimônio da União, Estado ou Prefeitura, ou por motivo de detenção de seis meses a três anos.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em entrevista para a reportagem da Colmeia, comentou que a Polícia Militar já tem em mãos a filmagem da praça do Contestado, onde é possível ver com clareza as pessoas que danificaram o patrimônio da cidade.

 

Faça a sua parte:

A comunidade pode ser uma grane aliada contra o vandalismo em Porto União. A Prefeitura junto a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o projeto Cidade Limpa e Bem Cuidada, onde tem como objeto deixar praças e pontos turísticos sempre limpos e organizados para a visitação. Bem, você morador pode ajudar neste projeto denunciando atos de vandalismo contra o patrimônio público ligando para a Polícia Militar através do 190.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]