Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Patrimônio público de Porto União é destruído por vândalos


12 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você leitor do site da Rádio Colmeia pode estar pensando que está reportagem é antiga. Bem, assunto sobre vandalismo no patrimônio público de Porto União, já foi destaque no site Colmeia, como também nos jornais radiofônico da emissora. Mas o ato de vândalos na cidade não pode deixar de ser pauta novamente.

A Secretaria Municipal de Turismo junto a Prefeitura de Porto União registraram nas últimas semanas, novos atos de vândalos ao patrimônio que é de todos os portunienses. Segundo o secretario de Cultura e Turismo da cidade, José Carlos Gonçalves, os vândalos estão indo aos locais como o Mirante, praça do Contestado e outros locais que são para o lazer das pessoas e estão danificado. Na praça do Contestado, ciclistas como de skateitistas conseguiram quebrar a parte de mármore, onde fica a imagem em tamanho real do monge João Maria. Já no Mirante que fica próximo do cemitério da cidade tem pessoas pegando o conhecido corretivo escolar e escrevendo na madeira do espaço público palavras de baixo calão, nomes de pessoas e até mesmo fazendo declaração de amor.

 

Penalidade:

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito à prisão e multa por danos ao patrimônio público.

O item III do artigo qualifica como crime “destruir, inutilizar ou deteriorar coisas alheias (…) contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviço público ou sociedade de economia mista”, artigo 163 do Código Penal – autuada por danos ao patrimônio público qualificado contra o patrimônio da União, Estado ou Prefeitura, ou por motivo de detenção de seis meses a três anos.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em entrevista para a reportagem da Colmeia, comentou que a Polícia Militar já tem em mãos a filmagem da praça do Contestado, onde é possível ver com clareza as pessoas que danificaram o patrimônio da cidade.

 

Faça a sua parte:

A comunidade pode ser uma grane aliada contra o vandalismo em Porto União. A Prefeitura junto a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o projeto Cidade Limpa e Bem Cuidada, onde tem como objeto deixar praças e pontos turísticos sempre limpos e organizados para a visitação. Bem, você morador pode ajudar neste projeto denunciando atos de vandalismo contra o patrimônio público ligando para a Polícia Militar através do 190.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]