A equipe da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Paulo Frontin, organizou um super espaço para as ações da Associação do Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, para a exposição “Arte Solidária”, promovida na noite dessa sexta-feira, 28 de julho, no Museu Municipal.
Quem chegava ao local, pode voltar ao passado e fazer uma viagem em seu pensamento na época da antiga Rede Ferroviária Federal na região Sul do Estado do Paraná, pois o local, onde fica o Museu é uma dos galpões da Rede Ferroviária, e que foi todo revitalizado pela Prefeitura da cidade e que tem por 20 anos mais 10 o comodato do espaço.
Quem entrava ao recinto tinha a oportunidade de ver toda a parede com várias obras de artes de vários artistas que fazem parte da Associação do Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, sendo que no ato já tinha sido comercializado 27 obras.
Ás 20h, o vice-prefeito de Paulo Frontin, Antonio Gilberto Gruba, deu início a abertura do evento, agradecendo a presença da comunidade que aceito com muito carinho o convite e deixou o espaço mais familiar. Em seguida o prefeito do município, Sebastião Elias, fez o uso da palavra e parabenizou a Associação do Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, como toda a sua equipe do setor de cultura, por ter organizado um evento tão lindo e de valorização local. Sebastião, também destacou o espaço da antiga Rede Ferroviária Federal, onde hoje está o Museu Municipal, e enfatizou o prazo de mais de 20 anos para o uso da Prefeitura em prol de levar a cultura e em breve obras serão feitas para a comunidade.
Em seguida o presidente da Associação do Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, o jovem Israel Checozi, também agradeceu a parceria e em nome de todos os membros da entidade fez a entrega de uma lembrança ao prefeito, vice-prefeito, equipes de cultura pelo apoio e dedicação na cultura do município
de Paulo Frontin.
Israel, destacou o trabalho que é feito no projeto “Arte Solidária”, que tem como meta e objetivo a venda das obras e metade do valor da venda é revertido para um trabalho junto a Secretaria de Cultura e Educação da cidade, onde alunos da Rede Municipal tem a oportunidade de conhecer as técnicas da pintura na pratica.
Depois da fala do presidente da Associação, foi feita a entrega de certificados para as 27 empresas de Paulo Frontin, que fizeram a aquisição de telas.
Para finalizar a solenidade o vice-prefeito Gilberto, fez uma linda apresentação, com o sei violino e a música destaque foi de Beethoven, acompanhe.
A Exposição “Arte Solidária”, ficará por três semanas no espaço do Museu Municipal com visitação e na parte da manhã e tarde com entrega gratuita e a disposição obras para a comercialização.
Próxima agenda
Segundo o presidente da Associação do Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Israel Checozi, no início do mês de setembro, será a vez da cidade de Mallet, receber as ações do projeto “Arte Solidária”, e até o fim de 2017, outras cidades como General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado, receberá a visita dos artistas.