A programação da 4ª Semana do Contestado está sendo realizado na cidade de Porto União, na noite desta quarta-feira, 24 de outubro, com a apresentação da peça teatral “O Contestado”, que tem texto de Romário Borelli em uma parceria com a Cia de Teatro Lício Ferreira.
A peça teatral foi realizada no espaço do Cine Teatro Ópera em Porto União, com início às 19h30, e contou com a presença de alunos da cidade de Porto União e União da Vitória, além da comunidade e do vice-prefeito de Porto União, Percy Storck.
A peça “O Contestado” teve a duração de uma hora e meia, em que fez um breve relato de como foi o perídio de 1912 até 1916 no Estado de Santa Catarina, com um pé no Estado do Paraná. Os relatos contados na peça fez com que o povo presente tivessem uma visão de como foi a vinda de outras pessoas para a região, as brigas e a chegada dos monges, em especial do Monge João Maria. Outro destaque do teatro foi contar sobre as milhares de mortes, sendo que até hoje, após 100 anos do fato, a luta continua.
O vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, parabenizou os artistas que deram um show em contar a história do Contestado.
A 4ª Semana do Contestado teve início na segunda-feira, 22, e deve terminar na noite de sexta-feira. O professor Lício Ferreira falou em entrevista a equipe de reportagem, sobre detalhes da peça, deixando seu convite.
Lembrando que a Semana do Contestado é formalizado em lei no Estado de santa Catarina, com o projeto nº 12.143, de 05 de abril de 2002, e assinada pelo ex-governador Esperidião Amin Helou Filho.