Pela 1ª vez na Câmara de Paula Freitas, Juiz Mattioli fala sobre violências contra crianças » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Pela 1ª vez na Câmara de Paula Freitas, Juiz Mattioli fala sobre violências contra crianças


22 de junho de 2022

São 17 anos de trabalho e, de forma inédita, o magistrado palestrou na Casa de Leis se dirigindo aos parlamentares do município. Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e Violência Doméstica tangenciaram sua abordagem, após convite feito pela vereadora Karina Souza Rosa e acatado pela mesa diretora. Carlos Mattioli mencionou ações desenvolvidas na Vara da Família e se colocou à disposição de Paula Freitas.

O juiz destacou que o objetivo atual da Justiça, por meio do Conselho Nacional, é de ser “essencialmente preventivo”, evitando o agravamento das situações. Buscando também meios alternativos à sentença, tentando promover o diálogo antes de sentenciar o réu envolvido numa tratativa judicial. Esse é o foco do seu trabalho, puxado por sua gestão junto à equipe e pautado em assuntos de cidadania e bem-estar social.

O projeto de Combate à Evasão Escolar, em curso há mais de 14 anos, é um dos diferenciais entre os 38 existentes na Vara da Família e CEJUSC, coordenados por Mattioli. Ação essa desenvolvida em conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e Ministério Público (MP). No caso, as abordagens visam identificar violências e demais assuntos que levam crianças e adolescentes em não estarem na escola.

Carlos Mattioli, falando do tema proposto, citou a existência de 87% dos casos de violência contra crianças e adolescentes têm vínculos familiares. “O índice de práticas de tais crimes é assustador”, frisou. Emendando a questão aos casos de violência contra a mulher, em altos índices e com dificuldades de a vítima buscar por Justiça ou então se afastar de uma relação agressiva e abusiva contra si.

A compreensão dessas práticas criminosas, em especial contra crianças e adolescentes, é difícil de detectar até pela inocência. “Elas não chegando até a Câmara gatinhando, com suas chupetas, pedido por justiça”, ilustrou. Disso a necessidade da rede de proteção, em funcionamento na Comarca, para a detecção desses casos. Sustentado também no seu trabalho de criar vínculos por meio de palestras do magistrado e redes sociais.

Os mecanismos de escuta “de estender de mão” puxados pelo juiz, proporciona esse acesso para receber esses casos de violências, bem como, esse assunto é previsto em lei, proteção de crianças e adolescentes como prioridade. Carlos Mattioli se colocou à disposição para abordagens públicas e para atender as pessoas pelas redes sociais. Numa amplitude de trabalhar em conjunto para promover esses espaços de escuta.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da […]

Feira de Adoção acontece neste sábado em União da Vitória

Acontece neste sábado, 09, mais uma edição da Feira de Adoção Animal realizada pela equipe da Defesa Animal de União da Vitória. A feira acontece na Estação União entre das 09h às 12h e o objetivo é facilitar a adoção de cães que que foram acolhidos pela Defesa Animal e estão prontos para irem para […]

Nossa Casa do Caminho em União da Vitória realiza 2º bazar beneficente nesse sábado

Na próxima sexta-feira, 8, a casa de caridade “Nossa Casa do Caminho” realizará um bazar, das 13h às 17h, com artigos que variam de R$0,50 a R$3,00. Serão principalmente roupas e calçados para adultos e crianças, por causa da campanha do agasalho e do inverno. A Nossa Casa realiza diversas atividades, todas de forma gratuita. Inclusive a […]