Em dados divulgados pela secretaria de Estado da Saúde de SC, referente a Matriz de Risco Potencial da Covid-19 nessa quarta-feira, 25, um aumento correspondente a 333% do nível gravíssimo (em vermelho no mapa) foi apontado nas regiões, em comparação com a matriz da semana passada. É a primeira vez que Porto União e outros nove municípios que fazem parte do Planalto Norte, se enquadram no risco gravíssimo durante a pandemia do novo Coronavírus.
Novas medidas são impostas para evitar o contágio da doença nas regiões que apresentam nova classificação, que é realizada semanalmente pelo Estado. Das 16 regiões, apenas três não estão no mais alto nível de risco, sendo elas o Extremo Oeste, o Alto Uruguai Catarinense e a Foz do Rio Itajaí.
Apenas no mês de novembro, até o momento, Porto União registrou 87 novos casos de Covid-19 no município. Nessa terça-feira, 24, foram 14 novos casos registrados no boletim epidemiológico, em que desde o começo da pandemia, já somam 292 infectados. Ativos em tratamento permanecem 53 casos, curados 233 e seis óbitos.
Já no Estado de Santa Catarina, nesta terça-feira, foram 4,1 mil novos casos da Covid-19, totalizando 332 mil confirmações desde o início da pandemia em março. Esses números são semelhantes ao fim do mês de agosto, quando a pandemia apresentou seus piores momentos. Ativos seguem mais de 24 mil no Estado que já quebrou o recorde de casos confirmados em 24 horas três vezes consecutivas nos últimos dias. Florianópolis é considerada o epicentro da doença, seguida de Joinville, Blumenau e São José.