Pequenos Guardiões da Araucária conhecem o Projeto Mais Pinhão » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pequenos Guardiões da Araucária conhecem o Projeto Mais Pinhão


19 de junho de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Os alunos vencedores do Concurso Cultural de Desenhos que foram escolhidos para serem os “Pequenos Guardiões da Araucária” conheceram uma propriedade produtora de pinhão. Os 24 estudantes foram até a comunidade do Agudo e conheceram um pouco mais sobre a produção incentivada pelo projeto Mais Pinhão, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura. A atividades faz parte das ações do mês do Meio Ambiente e os vencedores ainda vão participar ao longo de junho da Parada Ambiental, acompanhar o plantio de árvores e outras atividades em prol da preservação da Araucária.

Durante a visita, os alunos foram recebidos pelo produtor Ernesto Zemburski, que trocou a produção de mandioca e criação de gado em sua propriedade pelo plantio da Araucária, para investir na produção de pinhão. “Aqui houve muita extração de madeira para fazer lavoura e agora estamos ajudando a recuperar a área. Eu me vejo no futuro um grande produtor de pinhão e ajudando a preservar o meio ambiente”, explica aos visitantes o agricultor que mora no local há 23 anos.

Os Pequenos Guardiões da Araucária conheceram a flor da Araucária, como é feito o processo de enxertia e também pés que foram plantados pela Gralha Azul.

O projeto Mais Pinhão surgiu em Bituruna com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva das propriedades rurais e combater o desmatamento. Há cerca de três anos o produtor Ernesto iniciou seus pomares e espera colher os primeiros pinhões no ano que vem. “Resolvi mudar porque o manuseio é menor, não preciso de agrotóxico e a natureza me ajuda. A prefeitura nos incentivou a fazer enxertia com nosso próprio pinhão e hoje já estou com 120 árvores enxertadas”. O processo de enxertia consiste em retirar a casca do topo de um pinheiro adulto e enxertar num dinheiro jovem, diminuindo o tempo de espera para a produção de pinhão, que chega a 12 anos.

Acompanharam a visita o professor responsável pelo concurso cultural, Jeferson Camargo dos Santos, o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró, e o vereador Mário Zampieron.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]

Polícia Civil do Paraná orienta sobre como denunciar maus-tratos a animais

No primeiro trimestre deste ano, 564 animais foram resgatados somente em Curitiba pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da PCPR. Resgates ocorrem a partir de denúncias e registros de boletins de ocorrências. A Polícia Civil recolhe os animais e os encaminha aos cuidados necessários. No mês em que acontece a campanha de prevenção contra […]

Concurso da PMSC: Estado está autorizado a dar andamento ao edital

Decisão do STF ocorreu durante julgamento no plenário virtual, encerrado nesta sexta-feira O Estado pode continuar com o edital publicado em 2023 para a ampliação dos quadros da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que encerrou nesta sexta-feira, 19, o julgamento em plenário virtual da Ação […]