Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação


23 de janeiro de 2025

Na volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça sobre a importância da vacinação. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e o retorno da convivência em ambientes fechados.

Pensando não somente na segurança individual ou na comunidade escolar, e sim no bem-estar de todos, manter em dia com a vacinação dos alunos representa o cumprimento à Lei Estadual nº 19.534/2018 , regulamentada pela Instrução Normativa Conjunta nº 01/2018 – Seed/Sesa.

O documento determina que os alunos de até 18 anos devem apresentar obrigatoriamente a declaração de atualização vacinal no momento da matrícula ou rematrícula em todas as escolas do Paraná, incluindo a educação infantil, ensinos fundamental e médio.

“Iniciar o ano letivo com as vacinas em dia é uma grande conquista, já que o aluno estará mais protegido. É muito importante conscientizar e disseminar a informação para essas faixas etárias de que vacinas salvam, é uma forma de combater doenças evitáveis”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Covid-19, doenças diarreicas, doenças pneumocócicas e até meningites são algumas das infecções que circulam nesses ambientes. A imunização em dia ajuda a prevenir a proliferação não só dessas doenças, mas de muitas outras. Ao todo, são 18 vacinas do calendário oficial para crianças e adolescentes que estão disponíveis gratuitamente nas salas de vacinação de todo o Paraná.

Ações de educação em saúde sobre imunização devem ser desenvolvidas e promovidas pelas escolas em conjunto com as secretarias de saúde locais, devendo ocorrer durante todo ano com intensificação nas campanhas voltadas a esse público.

“Garantir um ambiente escolar seguro e saudável é responsabilidade de todos. Por este motivo, acreditamos que ações em prol da saúde coletiva dentro das escolas são essenciais para assegurar que nossos alunos estejam protegidos e alcancem um aprendizado ainda mais efetivo”, ressaltou o secretário da Educação, Roni Miranda.

“Aluno doente é aluno ausente. Por isso reforçamos que, para que nossos estudantes tenham sucesso no desenvolvimento escolar, é necessário priorizar a saúde”, acrescentou.

Confira as vacinas para crianças e adolescentes ofertadas no Paraná conforme o Calendário Nacional de Vacinação:

– Hepatite B: é uma doença viral que afeta o fígado. É causada pelo vírus HBV. Indicação de 1 dose ao nascer, ainda na maternidade, e a continuidade do esquema vacinal será com a vacina pentavalente.

– BCG: protege contra formas graves de tuberculose. A indicação é administrar dose única, o mais precocemente possível logo após o nascimento, de preferência na maternidade.

– Pentavalente: contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite). São 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses. Os 2 reforços são realizados com a vacina DTP, o primeiro aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

– VIP: contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite. Administrar 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses. O reforço é aos 15 meses de idade.

– Pneumocócica 10-valente: contra pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite. São indicadas 2 doses aos 2 e 4 meses. Reforço aos 12 meses de idade.

– Rotavírus: contra diarreia e desidratação. Indicação é a primeira dose aos 2 meses de e a segunda dose aos 4 meses.

– Meningocócica C: contra o meningococo C, bactéria que causa meningite. Indicação de 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade. Reforço aos 12 meses.

– Vacina Covid-19: protege contra as formas graves da infecção pelo SARS-CoV-2. Administrar a primeira dose aos 6 meses e a segunda aos 7 meses com a vacina do fabricante Spikevax (Moderna). Caso o esquema vacinal seja realizado com a vacina do fabricante Pfizer, aplicar a 3ª dose aos 9 meses. Crianças maiores de 5 anos que se enquadram nos grupos prioritários devem receber uma dose conforme esquema indicado pela unidade.

– Febre Amarela: protege contra a doença, indicação para criança 9 meses e reforço com 4 anos. Pessoas até 59 anos não vacinadas também têm direito a uma dose.

-Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Administrar a primeira dose aos 12 meses. Completar o esquema de vacinação contra estas três doenças com a vacina tetraviral aos 15 meses (ou tríplice viral, mais a vacina contra a varicela).

– Varicela: protege contra catapora. Administrar uma dose aos 15 meses (se realizada com a tríplice viral) e aos 4 anos (pode ser utilizada vacina tetraviral se a varicela não estiver disponível).

– HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Indicação de uma única dose para meninas e meninos não vacinados, na faixa etária entre 9 a 14 anos de idade.

– Vacina meningocócica ACWY (conjugada): protege contra a meningite e outras infecções causadas pela bactéria meningococo. Adolescentes de 11 a 14 anos, administrar 1 dose.

– Dupla Adulto (dT): contra difteria e tétano. Indivíduos a partir de 7 anos, com esquema vacinal completo (3 doses) para difteria e tétano, administrar 1 dose a cada 10 anos após a última dose.

– dTpa: protege contra difteria, tétano e coqueluche. A vacinação com dTpa em gestantes tem por objetivo promover a imunização passiva (passagens de anticorpos por via transplacentária) do bebê contra a coqueluche, nos primeiros meses de vida, até que o esquema primário da criança possa ser iniciado com a vacina penta (aos 2 meses de vida). Ela também pode ser administrada no puerpério, o mais precocemente possível e até 45 dias pós-parto.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Gripe K: Santa Catarina registra a maioria dos casos no país

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmam 17 casos da chamada “gripe K” em seis municípios do estado. De acordo com a pasta, os pacientes — de diferentes faixas etárias — não apresentaram reações graves ao vírus. Os casos foram identificados em: Segundo a SES, os municípios seguem […]

Domingo acontece ate público pelo cão Orelha

Neste domingo, 1º de fevereiro, a partir das 16h, a Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, será palco de um ato por justiça pelo cão Orelha. A mobilização acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil e tem como objetivo afirmar que a crueldade contra os animais não pode ser normalizada nem esquecida. O evento […]

Feria União na praça Coronel Amazonas abre neste domingo

A Feira União, tradicionalmente realizada aos sábados, passa a contar com mais um dia de atendimento à população de União da Vitória. Além de acontecer todos os sábados, das 8h às 14h, na Praça Alvir Riesemberg, a feira será realizada também aos domingos, das 16h às 20h, na Praça Coronel Amazonas, a partir deste domingo, […]