
Nessa segunda-feira, 23, em sessão na Câmara de Vereadores de União da Vitória, foi aprovado, em votação única e com um voto contrário, o Projeto de Lei de autoria do Executivo, nº 14/2022. O PL cria a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social (SEACIS) na prefeitura de União da Vitória e dá outras providências a mesma, com o objetivo de suporte necessário às pessoas portadoras de alguma síndrome ou com deficiência.
O Projeto foi motivo de muita discussão durante a Sessão. O Vereador Emerson Lourenço Litwinski (PTC) que teve seu voto contrário, chegou a pedir, em discussão as vistas do PL, alegando a necessidade de maior avaliação, o que não foi acolhido pelos colegas. Emerson questionou os cargos e a manutenção da secretaria.

A Vice-Presidente Alandra Roveda (PL) e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, disse que indagou ao Executivo sobre vários aspectos do Projeto, entre eles sobre o recurso para a manutenção da secretaria, e que lhe foi respondido que teriam recursos.
Estiveram presentes na sessão representantes de diversas instituições, como a Associação Laços de Amor Down e Autismo sem Barreiras, que aguardavam a aprovação do projeto.
Acompanhe a fala do vereador Ednilson Godoy, que tem como uma de suas bandeiras a causa da pessoa com deficiência e necessidades especiais, sobre a aprovação do projeto.