Plano de Resíduos Sólidos é discutido em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Plano de Resíduos Sólidos é discutido em Porto União


3 de outubro de 2015

A noite de quinta-feira, 1/ de outubro, marcou a reunião sobre Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em Porto União. O encontro aconteceu no Centro Empresarial, concluindo mais uma etapa para a elaboração do Plano.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A organização do Plano é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente com a orientação do consultor João José Marçal Júnior, da empresa contratada Clafix Engenharia e Soluções Para o Meio Ambiente Ltda.

A elaboração do plano é uma exigência do Governo Federal, pois com ele concluído o município está habilitado para buscar recursos na área ambiental. A equipe pretende concluir a elaboração do Plano até o dia 6 de novembro, quando acontecerá a última audiência Pública na Câmara de Vereadores.

Em junho deste ano foram realizadas várias audiências em localidades e bairros de Porto União, oportunizando a participação de toda a população. Nesta segunda fase a reunião acontece de forma centralizada, mas também é aberta a comunidade, e dará um novo passo para a elaboração do plano.

“O plano de gerenciamento prevê quais são as iniciativas que o município terá que tomar a curto, médio e longo prazo, tanto do lixo doméstico como do reciclável”, explica o secretário Rogério Stasiak. Ele explica que foram realizadas várias reuniões na área urbana e rural, onde foram discutidas com a população várias questões como a qualidade e periodicidade da coleta do lixo, também foram compiladas as sugestões que a população apresentou para serem realizadas. “Tudo isso foi apresentado na audiência dessa noite e estará fazendo parte do Plano, bem como as ações que serão tomadas para reduzir a geração de lixo e a consequente poluição do meio ambiente”, diz.

O vice-prefeito Aloisio Salvatti também participou da audiência. Ele destacou a importância de discutir esse assunto. “Esse é um plano para os próximos 20 anos, por isso ele deve ser bem feito, contar com a participação de todos”, diz. “Existe muito tipo de problemas que terão que ser resolvidos. Chuva, alagamentos, problemas de drenagem, a cada ano fica mais complicado e precisamos fazer a nossa parte, por isso há esse planejamento, que definirá o que poderá ser feito para cuidarmos do nosso ambiente”, define Salvatti,

Já o prefeito Anízio de Souza afirmou que esse trabalho em conjunto irá colaborar muito com o futuro da população. “Essa questão dos resíduos sólidos tem que ser tratada com muito cuidado. Hoje existem muitas leis que determinam que sejam de uma forma ou de outra, por isso é necessário analisar com cuidado todos os itens para definir da melhor forma o Plano para os próximos anos, para que todas as necessidades sejam atendidas”, afirma.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]