Plano de resíduos sólidos vai para consulta pública

Escute a rádio

Plano de resíduos sólidos vai para consulta pública


19 de novembro de 2015

A administração municipal de Porto União, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente realizou no dia 6 de novembro, a 3ª e última Audiência Pública referente a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado do Resíduos Sólidos de Porto União.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Plano está a disposição para consulta pública no site da Prefeitura.

Nesta reunião foram apresentados o diagnóstico e o prognóstico do assunto. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Porto União e organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, comandada por Rogério Stasiak, com a orientação do consultor João José Marçal Júnior, da empresa contratada Clafix Engenharia e Soluções para o Meio Ambiente Ltda.

A elaboração do plano é uma exigência do Governo Federal, pois com ele concluído o município está habilitado para buscar recursos na área ambiental. Desde o mês de junho deste ano foram realizadas várias audiências em localidades e bairros de Porto União, oportunizando a participação de toda a população.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Foi um trabalho de grande qualidade. Fomos a todas as localidades e ouvimos a ação que a população achava interessante. Nesta audiência apresentamos o que foi formulado e planejado. Não há obrigatoriedade de fazer seis audiências, a lei fala apenas em uma audiência, mas foi uma opção do Prefeito Anízio e do Secretário Rogério dar espaço para a população opinar e ver a real necessidade, por isso foram realizadas as audiências dividas por região”, explica Marçal.

Segundo informou o Secretário as audiências serviram para apontar os problemas de todo o processo de coleta e destinação dos resíduos. “São metas que iremos definir a curto, médio e longo prazo. Desde a geração até a destinação final. Isso envolve não só ações, mas conscientização das pessoas para reduzir a geração de resíduos. Fizemos as reuniões nos bairros e no interior do município onde a população mostrou alguns problemas, ideias e alterações que possam melhorar esse plano”, falou Stasiak.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio lembra que ainda há a possibilidade de dar mais sugestões ao plano no site da Prefeitura. “Esse plano é necessário, por isso foram feitas essas audiências e a partir daqui o plano será fechado. A população ainda pode sugerir mudanças no site da prefeitura, até o dia 24 de novembro, após esse período o plano será enviado para a câmara para votação. Tenho certeza que a população colocou as suas sugestões, pois foram dadas todas as oportunidades para isso. E a opinião dos moradores é de extrema importância”, completa Anízio.

As sugestões podem ser enviadas para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente através do email desenvolvimento@portouniao.sc.gov.br. Mais informações sobre o plano podem ser adquiridas pelo telefone 3522-2256.

Para acessar o plano basta entrar no site da Prefeitura: www.portouniao.sc.gov.br.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]