Plano Municipal de Educação: uma tarefa para toda a sociedade » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Plano Municipal de Educação: uma tarefa para toda a sociedade


9 de março de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na semana passada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna, reuniu os representantes das instituições educacionais e de outros segmentos da sociedade que integrarão o Fórum de Educação, e terão a responsabilidade de articular a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), cumprindo dessa forma, o art.º214 da Constituição Federal, e o artigo 8º da Lei 13.005/2014. O prazo para elaboração do PME vai até junho deste ano.

O PME é um documento norteador das diretrizes e metas para o Ensino Fundamental, Médio e Superior no município, que dialoga com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

Entre as diretrizes a serem seguidas estão, por exemplo, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, em consonância com o Plano Nacional de Educação.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura, professor Gerson Lanzarini, o Plano Municipal de Educação deverá englobar todo o sistema de ensino de Bituruna, tanto as escolas estaduais e municipais e direcionados aos campos da educação infantil, ensino fundamental, médio, educação superior, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissionalizante.

“Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação irão analisar, propor e definir políticas públicas para educação de Bituruna. É um momento muito importante para educação e todos terão a oportunidade de participar e dar sugestões” destacou.

A coordenadora do Fórum Municipal, professora Silmara Castilho, destacou a importância do cumprimento das metas estabelecidas. “Vamos adequar as 20 metas do Plano Nacional de Educação ao longo do período de discussão e que estas sejam dentro da nossa realidade educacional. O plano, quando implantado, terá uma vigência de dez anos, por isso, é fundamental a discussão com diversos segmentos da sociedade”, ressaltou.

Para o prefeito Claudinei Castilho todo o Brasil está buscando medidas para promover uma revolução na educação. “Assim como o país, no município de Bituruna não será diferente, vamos buscar meios para consolidar uma educação de qualidade, e para isso, a construção deste plano será fundamental”, pontuou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]