Com as temperaturas mais baixas também é preciso tomar alguns cuidados com os animais. Assim como os humanos, os animais sentem frio e precisam se aquecer devidamente para passar pelos dias frios de maneira confortável e digna.
O Sargento Grabarek da Polícia Militar de Porto União, pede para que a população preste mais atenção nesse período aos animais de estimação. Colocar uma coberta, recolher o animal para a garagem ou até mesmo para dentro de casa e fazer a manutenção da casinha também é importante para o bem estar do animal. Assim como evitar deixar os animais em lugares úmidos, “manter ele num lugar quente”, disse o sargento.
No interior há bastante casas que precisam deixar os animais amarrados, então é orientado que nos próximos dias de frio intenso, a população faça o recolhimento dos cachorros para locais mais secos e quentes. Não dar os devidos cuidados aos animais, como deixá-los passar frio, sem uma casinha com cobertura adequada ou uso de correntes muito curtas, se enquadra como crime de maus-tratos.
A PM de Porto União, procura orientar primeiro os cidadãos em relação a lei. A maioria das denúncias envolve animais subnutridos, que vivem acorrentados e também a falta de limpeza nos locais onde os animais ficam. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime sujeito a aplicação de penas. Para denúncias, ligue 190.
Campanha Doe Ração
A campanha Doe Ração ainda está em andamento. A causa tem objetivo angariar ração para animais abandonados e também de pessoas carentes. Com as doações, a PM já conseguiu arrecadar uma tonelada de ração.
O Posto de arrecadação é no quartel da Polícia Militar na Rua Nilo Peçanha, 1435, no bairro São Pedro. Ou ligue no número 9 9109-1080 e uma equipe irá se descolar para buscar sua doação.