A apreensão do material explosivo aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, no interior de Porto União, por uma equipe da Policia Civil.
Uma equipe da Polícia Civil da cidade de Porto União realizou mais um importante trabalho de investigação e tendo ao fim êxito na apreensão de material explosivo (dinamite) e a prisão de um suspeito.
Todo o trabalho teve inicio, quando a comunidade de interior, que não foi divulgado o local, informou a Polícia Civil, que um grupo de pessoas estaria fazendo uso de dinamite em um espaço e que a população estava com medo de algo pior viesse acontecer. Com os relatos de moradores a Polícia Civil, com a sua área de investigação, inicia o trabalho para saber quem são as pessoas envolvidas, o local exato, e qual tipo de artefato explosivo estavam sendo utilizados. Com prova foi solicitado ao poder judiciário um mandado de busca e apreensão, sendo feito na tarde desta quarta-feira, onde foi localizado numa residência dinamite juntamente com um material usado para aumentar o poder da explosão da mesma, formando o chamado efeito “granada”.
O material foi apreendido e o proprietário da residência foi preso em flagrante por posse ilegal de artefato explosivo.
A dinamite é muito usada em pedreiras e na construção de represas entre outros, ela ganhou notoriedade nos últimos anos por ser amplamente utilizada por quadrilhas de caixeiros na explosão de caixas eletrônicos seu uso é controlado e sua posse sem autorização legal, constitui crime inafiançável com pena de três à seis anos de reclusão.
Na busca de informações foi apurado que um dos indivíduos denunciados trabalhou durante a construção de uma hidrelétrica, ocasião em que teria desviado o explosivo.