Polícia Civil de Porto União faz balanço de eficiência operacional em 2020 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Polícia Civil de Porto União faz balanço de eficiência operacional em 2020


11 de janeiro de 2021

A cidade de Porto União ficou mais de um ano sem registrar uma ocorrência de homicídio doloso consumado entre 2019 e 2020, o que demonstra a importância do trabalho investigativo e repressivo realizado pela Polícia Civil, na identificação e prisão dos autores de crimes.                                    

Divulgação

Homicídio ocorrido em 2020 e prisão do autor

Após um ano sem a ocorrência de homicídio, no dia 24 de março de 2020, no bairro Santa Rosa em Porto União, ocorreu um homicídio doloso. A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo e morreu no local. A Polícia Civil de Porto União, através da Divisão de Investigação Criminal, foi imediatamente acionada e iniciaram-se as investigações preliminares, assim como a coleta de provas e, após as investigações, o autor foi preso.

A Polícia Civil enviou o Inquérito Policial para o Poder Judiciário e Ministério Público, sendo realizado o julgamento pelo Tribunal do Júri, que condenou o autor à pena de 14 anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Destaque para o trabalho investigativo da Polícia Civil

A Polícia Civil apresenta ótima produtividade operacional, sendo que no ano de 2020 instaurou um total de 335 Inquéritos Policiais pelas unidades policiais de Porto União (Divisão de Investigação Criminal, Delegacia de Polícia da Comarca e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso).

Além disso, no ano de 2020, foram efetuados centenas de prisões, seja por meio do cumprimento de mandados de prisão ou pela lavratura de Autos de Prisão em Flagrante. Vale destacar ainda que, nos últimos anos, todos os homicídios ocorridos na cidade de Porto União foram esclarecidos pela Policia Civil.

Importância do trabalho preventivo da polícia civil

No ano de 2020, em função da pandemia, além do trabalho investigativo, a Polícia Civil realizou importante trabalho preventivo através de operações de fiscalização aos estabelecimentos comerciais, o que contribuiu para o aumento da sensação de segurança da população e redução dos crimes em nossa região.

O Delegado Regional Nilson Cezar ressalta a importância do trabalho investigativo e repressivo realizado pela Polícia Civil, na identificação e prisão dos autores de crimes, além do trabalho preventivo realizado pelo Setor de Fiscalização. “O excelente resultado apresentado pela Polícia Civil é fruto da dedicação e profissionalismo de todos os policiais civis e servidores que integram a 23ª Delegacia Regional de Polícia de Porto União”, disse.

Inclusive, é importante valorizar também o trabalho integrado das diversas instituições, cujas atividades refletem na esfera da segurança pública em nossa região: Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Instituto Geral de Perícias, Sistema Prisional, Conselho Tutelar, entre outras.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente entre moto e ônibus mobiliza SAMU e Bombeiros em União da Vitória

Às 20h desta sexta-feira (4), equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros de União da Vitória foram acionadas para atendimento de uma colisão entre um ônibus e uma moto no bairro São Bernardo.No local foi constatada uma colisão entre uma moto Honda CG Titan 150 com placa de União da Vitória, que seguia pela […]

Porto União brilha na fase microrregional dos Jogos da Terceira Idade com conquistas na bocha, truco e bolão

Porto União conquistou vários pódios na fase microrregional dos Jogos Regionais da Terceira Idade. A equipe feminina de bocha, formada por Roseli Soroka, Eliseth Cardoso, Edite Twardouski e Arilda, sagrou-se campeã da competição, assim como a equipe masculina, composta pelos atletas Edno Andreoli, Francisco Rosa, Pedro Kosera e João Luís Cardoso. Além dos títulos na […]

Terceira Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia abre inscrições em Porto União

A Administração de Porto União, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comandada por Marcelo Storck, está organizando a 3ª Caminhada Ecológica e Turística de Nova Galícia, um evento que promete unir contato com a natureza e atividade física. A caminhada, que tem coordenação de Bruna Werle, está marcada para o dia 4 de […]