Um golpe bem popular que está sendo aplicado de forma elaborada foi registrado em Canoinhas. Criminosos ligam para clientes de bancos dizendo que o cartão de crédito deles foi clonado. Equipados de informações verdadeira da vítima pedem que ela entregue o cartão a um funcionário do banco e após faça contato com o referido banco através de um número de telefone.
O golpe se tornou sofisticado a ponto de os estelionatários não precisarem da senha do cartão. Além disso, conseguem interceptar a ligação das vítimas para o número da central do banco. A vítima certa que era alguém do banco, pois já possuía as informações pessoais, além de uma lista de compras que efetivamente havia feito deu sequência ao cancelamento. Antes de concluir o procedimento, pediu para encerrar a conversa e ligou para a central do banco.
Do mesmo aparelho, ligou para o número da central, que consta no verso do cartão. O atendimento foi semelhante ao que estava acostumado. Em momento algum ele informou as senhas, porém a vítima não estava falando com a central e sim com o estelionatário.