Polícia descarta negligência médica na morte de bebê e apura se houve displicência administrativa da UPA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Polícia descarta negligência médica na morte de bebê e apura se houve displicência administrativa da UPA


A Polícia Civil está em fase final do inquérito instaurado para apurar sobre a morte da bebê, Antonela Aparecida Sott, ocorrido no dia 19 de outubro em União da Vitória após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Segundo a Polícia, está descartada a hipótese de negligência médica. Conforme o parecer médico-legal que foi recebido pela Polícia Científica, foi concluído que as condutas médicas adotadas pelas equipes da UPA e do hospital APMI foram adequadas e seguiram os protocolos médicos estabelecidos.

Entretanto, as investigações ainda não foram concluídas e segue sendo apurado a conduta administrativa, a qual ainda não há respostas quanto à responsabilização. Conforme a Polícia, a conduta da gestão da UPA, desde o armazenamento dos medicamentos e demais questões pode ou não ter refletido com relação a esse caso ou até em outros casos.

O caso ganhou grande repercussão em União da Vitória e toda região. A menina de apenas 1 ano e três meses foi a óbito após ser atendida na UPA. Ela foi para a unidade com febre, vômito e diarreia e após ter tomado uma injeção, apresentou uma piora no seu quadro clínico, segundo os pais. Ela deu entrada na APMI e faleceu depois de sofrer uma parada cardíaca.

Depois da morte da bebê, familiares e amigos promoveram uma passeata em União da Vitória manifestando insatisfação com o atendimento da UPA, sendo aberto o inquérito policial para apurar o caso.

Vale lembrar que no último mês, a UPA esteve sobre atenção das autoridades. Na última semana, chegou a ser parcialmente interditada após uma investigação apontar diversas irregularidades. O atendimento total foi restabelecido na quinta-feira, dia 14, véspera de feriado, sob uma ordem judicial que derrubou a interdição.

**Canal 4 TV

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]