Policia Militar e Civil realizaram cerimônia ao patrono Tiradentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Policia Militar e Civil realizaram cerimônia ao patrono Tiradentes


17 de abril de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã desta sexta-feira, 17, a Polícia Militar juntamente com a Polícia Civil de união da Vitória, realizaram uma cerimônia da Câmara de Vereadores para fazer uma homenagem ao seu patrono, Tiradentes.

O evento teve inicio por volta das 10h45, tendo na composição da mesa de autoridades, o vice-prefeito de União da Vitória Jair Brugnago, o deputado Estadual Hussein Bakri, o promotor Ademir Ribeiro de Souza, Capitão da Polícia Militar de União da Vitória Gilmar Santana Golemba, o delegado da 4ª Sub Divisão, Douglas Carlos de Possebon, o professor Aloisio Witiuke, e a delegada Tathiana Luis Gusella.

Após a mesa de autoridades ser formada, foi entoado o Hino Nacional e feito as homenagem aos policiais destaques da Polícia Militar, assim como os da Polícia Civil. Depois das homenagens foram realizados os discursos das autoridades, que destacaram o trabalho de todos os policiais de todas as corporações.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O vice-prefeito de União da Vitória fez questão de ressaltar o trabalho de todos os policiais, e destacou que sabe o que é ser um, pois o mesmo fez parte da história dos homens que serve a comunidade na segurança.

 

 

O deputado Estadual Hussein, que esteve no evento afirmou que o trabalho dos policiais é fundamental, mas que hoje a Polícia Militar é vista como algo negativo no que se refere na educação que vem de casa, onde os pais dizem que se o filho não obedecer a Polícia vai pegar. “A Polícia Militar, Civil são todos amigos da sociedade, e trazem o melhor de si para a segurança da comunidade”, destacou o deputado.

 

 

 

O representante de todos os policiais militares foi o capitão Gilmar, que fez questão de afirmar que todos são Tiradentes. Que ele morreu em prol de uma luta em direito a comunidade. Gilmar fez este comparativo, pois os policiais saem todos os dias de casa e não sabem se vão voltar.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Finalizando os discursos o delegado da 4ª Sub Divisão da Polícia Civil, de união da Vitória, Douglas, enfatizou o trabalho da equipe, equipe está, segundo o delegado, são os Policiais Militares e Civis.

 

 

DSCN8636

Foto: Marciel Borges / Rádio Colmeia

Quem é Tiradentes:

 

O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

 

Biografia:

 

Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados. Começou a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

 

Conclusão:

 

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]