Na noite de quarta-feira, 26 de junho, a Polícia Militar de Porto União e Irineópolis apreenderam mais de meia tonelada de maconha. A ocorrência se iniciou com o acompanhamento em três veículos suspeitos, que fugiram das guarnições na estrada da localidade de Colônia Escada.
Na tentativa de abordagem, os criminosos entraram em confronto com os policiais e acabaram abandonando os veículos, fugindo sentido a mata. Em um dos três veículos, um Fiat Palio, os policiais encontraram 503,350 kg de maconha.
No meio da tarde de quinta-feira, 27, durante o procedimento de buscas pela região, quatro envolvidos foram presos e um grande cerco policial foi montado na região, a fim de efetuar a prisão do último homem envolvido na ocorrência, que ainda estava escondido em meio à mata.
No sábado, 29, através de informações advindas da comunidade, ao comunicarem que avistaram um homem em atitude suspeita na Rodovia da BR 280, as guarnições efetuaram um cerco no quadrante e fizeram uma incursão. Durante o trajeto foi avistado o referido homem, que ao ser visto, utilizou de agressão letal, efetuando um disparo de arma de fogo contra os policiais que repeliram a injusta agressão utilizando de técnicas policiais e uso progressivo da força, respondendo também, com agressão letal.
O homem identificado como Oli Clovis Honório, acabou vindo a óbito no local durante o confronto. Em uma consulta no sistema policial, foi afirmado que ele já possuía passagens policiais por tráfico de drogas, sendo que em junho de 2009, quatro pessoas foram presas em Barra Velha portando 250 quilos de maconha no interior de dois veículos, um Golf e um celta, sendo que um dos detidos era Oli Clovis Honório, que faziam a escolta do carro que transportava a droga. Um inquérito policial militar foi instaurado para investigar os fatos.