Policiais de Paulo Frontin receberam informações de que havia um caminhão em uma oficina da cidade, carregado com portões furtados de uma propriedade em União da Vitória, mais especificamente da fazenda Serra da Esperança. A denúncia ocorreu na tarde de sexta-feira, 22 de maio, sendo a carga recuperada.
Na oficina a equipe localizou o tal caminhão, sendo um VW/6.90, o qual o condutor permitiu que fosse vistoriado a carroceira, afirmando que estaria vazio. Entretanto, foi localizado no seu interior dois portões de imbuía e 20 palanques. O verdadeiro dono da carga compareceu ao local e reconheceu como sendo os mesmos portões furtados de sua propriedade.
O condutor do caminhão afirmou que comprou os portões de um homem que morava próximo a fazenda, sendo que este ofereceu R$50,00 reais por cada portão, sendo que no momento, não pensou que poderia ser de origem ilícita. O condutor soube informar apenas, que este o vendedor estava com uma motocicleta vermelha.
A vítima relatou que foi para a fazenda no dia 15 de maio e os portões ainda estavam na propriedade, já na terça-feira, 19 de maio, retornou ao local e percebeu o furto. Já na tarde de sexta-feira, 22, recebeu uma ligação anônima denunciando que o caminhão estaria na oficina mecânica.
Entretanto, devido os produtos furtados serem de grande porte e o caminhão estar com problemas mecânicos, inviabilizando o transporte dos portões até a delegacia de Mallet, ficou o condutor comprometido a entregar os portões posteriormente a vítima. Diante dos fatos as partes foram encaminhadas para a delegacia de Mallet para providências cabíveis. Por orientação do delegado foi confeccionado um termo circunstanciado do fato.