População de Cruz Machado conta com Programa “Horas Máquina” » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

População de Cruz Machado conta com Programa “Horas Máquina”


18 de abril de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Criado em 2013, o Programa Horas Maquina busca o fomento e incentivo à produção e desenvolvimento do município. Desenvolvido para atender as áreas urbanas e rurais, subsidiando partes dos custos dos serviços executados nas propriedades.

Os objetivos do programa são incentivar os projetos que visem à recuperação ou conservação do solo e meio ambiente, facilitar o escoamento da produção agropecuária, possibilitar condições de melhorias nas comunidades, impulsionar e incentivar o desenvolvimento do município e apoiar e incentivar a instalação de indústrias no município.

Como funciona?

O programa Horas Maquina dá direito ao cidadão de receber a prestação de pequenos serviços da municipalidade, como terraplanagem, para a construção de casas, galpões, instalações agropecuárias como estrebaria, chiqueiro, aviário, abertura de cova para silagem, readequação de carreadores, construção de bueiros, retirada de terra e cascalho, e cascalhamento de carreadores.

Cada munícipe tem direito de participar do projeto. Residentes da área rural tem direito a cinco horas, e quem mora na área urbana conta com três horas.

Quando o interessado for produtor rural, o cadastro deve ser realizado na Secretaria de Agricultura, apresentando a seguinte documentação: matrícula do imóvel, contrato de compra ou contrato de arrendatário devidamente registrado em cartório, cópia da cédula de Identidade civil (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF), e comprovante de quitação de tributos com o município, que deve ser solicitado ao setor de tributação.

Para obter o direito as horas maquinas gratuitas o agricultor deve apresentar notas de produtor rural dos últimos 12 meses, diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os valores das notas são transformados em horas.

Produtores rurais aposentados também podem aderir ao programa com direito à três horas máquina, e não são obrigados a apresentar nota de produtor rural.

Os interessados residentes na área urbana devem comparecer na Secretaria de Obras para realizar o cadastro juntamente com a matrícula do Imóvel, contrato de compra devidamente registrado em cartório, cópia de cédula de identidade civil (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF) e comprovante de quitação dos tributos municipais.  Em alguns casos poderá ser solicitada a planta baixa e alvará de construção da obra a ser realizada.

Atualmente os serviços são realizados pela equipe e maquinário da prefeitura. O cronograma é montado de acordo com as necessidades municipais sendo prioridade a manutenção das estradas principais. Para o momento não se tem previsão de contratação de empresas terceirizadas para o programa horas máquinas.

Dúvidas e informações podem ser consultadas diretamente nos setores ou pelos telefones: (42) 3554 14 18, Secretaria de Obras: 3554 1222, ramal 208 da Secretaria de Agricultura.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]