Já são 80 anos de uma tradição que faz com que a comunidade de Porto União e região acompanhe todos os anos no dia 11 de julho. A tradicional Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, que é organizada pela comunidade do bairro São Pedro em Porto União, em 2015, completa seus 80 anos.
Neste ano a fogueira teve 35 metros de altura e para a tristeza de muitas pessoas e que pode estar na noite do sábado, 11, na festa pode ver in loco a última fogueira feita tão alta. No ano de 2016, a equipe organizadora deverá seguir as normas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, aonde a cada metro da fogueira deve seguir um espaço de segurança.
Este ano o homenageado foi o padre da paroquia de bairro São Pedro o padre Fábio Farias, que fez o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo. Antes de acender o padre fez o agradecimento pela homenagem e fez as orações e abençoou a comunidade.
O padre esteve conversando com a reportagem da Rádio Colmeia, e pode agradecer a comunidade pela homenagem em acender a fogueira e também a todos que de uma forma ou outra ajudaram na realização da 80° Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo.
O prefeito de Porto União Anízio de Souza prestigiou o evento e destacou a importância da festa na união da comunidade do bairro São Pedro que nestes 80 anos vem realizando a tradicional fogueira. O chefe do poder executivo também lembrou que já foi homenageado ao fazer o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo.
O vice-prefeito e secretario de Obras de Porto União Aloisio Salvatti, que é morador do bairro São Pedro reafirmou a tradição da comunidade que tem como meta sempre fazer com que a união de um povo e de poder levar a mensagem de fé e esperança a comunidade através da Festa da Fogueira, faz com que o verdadeiro sentido da festa seja almejado.
Depois dos discursos das autoridades a fogueira foi acessa e teve continuidade a venda de doces, xixo, pastel e o tradicional bingo movimentou a noite de sábado e à tarde de domingo, com música ao vivo.
O acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo fez que muitas pessoas filmassem e fotografasse para difundir a beleza da última figueira de 35 metros. Confira o vídeo feito pelo jornalismo da Rádio Colmeia.