A expectativa é de que o registro de uma vacina contra o coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, saia ainda neste mês no Brasil. Por isso algumas prefeituras de Santa Catarina estão se preparando para quando a imunização começar. Porto União já realizou a compra dos insumos, e aguarda o Ministério da Saúde e o Governo Estadual, definirem a data do começo da campanha e a aprovação das vacinas pela Anvisa.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Marivaldo dos Reis, o município adquiriu ainda no mês de dezembro, 42 mil seringas com suas respectivas agulhas para que assim que o Governo Federal repassar a vacina, toda a população seja imunizada. “Nesse ponto quero deixar claro que a população de Porto União vai estar bem servida”, afirma o secretário.
Segundo o prefeito municipal, Eliseu Mibach, a quantidade de insumos que o município possui é suficiente para vacinar a população com a primeira dose. “Nós pensávamos que a vacina seria em uma dose, agora percebemos que talvez será em duas doses. Então já estamos providenciando a compra de mais 30 / 32 mil seringas. Está difícil de encontrar já.”, conta o prefeito.
Além dessa providência o município realizou uma capacitação com os médicos, enfermeiros e técnicos para o aperfeiçoamento profissional ao combate a Covid-19. “Também estamos instalando um contêiner refrigerado para que possamos armazenar as vacinas que chegarem que precisarem desse tipo de armazenado refrigerado e dos teste de antígenos que nós estamos adquirindo para que possamos fazer os nossos diagnósticos da Covid em tempo real, sem precisar dos laboratórios, que pela sobrecarga, as vezes atrasam os resultados”, ressalta Reis.
O prefeito pede para que a população continue tomando todos os cuidados necessários para conter a disseminação do vírus, uma vez que a tendência é um aumento nos casos neste mês, por conta das festas de final de ano. “A gente percebe as pessoas caminhando nas ruas, muitas, infelizmente não estão usando a máscara da forma como deveria. Eu gostaria de pedir que tenham um pouquinho de mais de consciência e um pouco mais de paciência. […] Tão logo que o Governo disponibilize a vacina, nós já podemos receber essas vacinas porque as seringas e as agulhas nós temos”, frisa Mibach.
Ouça a entrevista completa com o Prefeito Eliseu Mibach: