Porto União da Vitória faz mutirão contra o mosquito Aedes aegypti » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União da Vitória faz mutirão contra o mosquito Aedes aegypti


6 de junho de 2019

Foto: Divulgação

O que era para ser só uma ação no bairro Ponte Nova, com uma iniciativa da Secretaria de Saúde de União da Vitória, se transformou com adesões no Mutirão de Descarte Consciente que abrangerá toda União da Vitória e Porto União, com o objetivo principal de combater a proliferação do mosquito da dengue.

Somente em União da Vitória, no período de janeiro a maio de 2019, foram identificados 607 focos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungynya e Zyka. Por isso, a grande mobilização dos dias 14 e 15 de junho de 2019 ganhou uma grande repercussão para incentivar o descarte de materiais recicláveis, potenciais criadouros para o mosquito, de maneira correta. No dia 14, sexta-feira, será nos bairros Limeira, Rio D’Areia, Rocio e São Basílio. No dia 15, na parte da manhã, será no bairro Ponte Nova, e à tarde, no Centro e bairro Navegantes.

União da Vitória e Porto União possuem vários bairros limítrofes, como Navegantes, Centro, São Basílio Magno, Rocio, Rio D’Areia, Limeira, além do bairro Ponte Nova. Somados, estes locais correspondem a 285 focos. É por isso que o mutirão abrangerá estas regiões e a divisa seca entre os dois estados em uma faixa de 300 metros.

As ações coordenadas pelas secretarias de saúde, meio ambiente e de obras dos dois municípios irmãos, têm apoio do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado e da Ecovale. Em outras palavras, foi declarada guerra contra o mosquito Aedes aegypti.

 

Treinamento:

 

06 de junho no Exército, das 09 às 12 horas, (100 pessoas).

05 a 07 de junho nas UBS, com Agentes Comunitários de Saúde.

Regiões

Bairros limítrofes com Porto União-SC: Limeira, Rio D’Areia, Rocio, São Basílio, Centro e Navegantes. Bairro Ponte Nova. Bairros limítrofes com União da Vitória-PR: Vice King, São Francisco, São Pedro, Cidade Nova e Centro.

Materiais que serão coletados: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, recicláveis, pneus, lâmpadas e móveis.

Materiais que não serão coletados: lixo orgânico, telhas de amianto (Eternit).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]