Porto União decreta situação de emergência

Escute a rádio

Porto União decreta situação de emergência


18 de maio de 2016

A decisão foi tomada, após uma reunião no final da tarde de terça-feira, 17, na Prefeitura da cidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Defesa Civil Municipal de Porto União se reuniu no final da tarde desta terça-feira, 17, a fim de avaliar e quantificar os danos ocorridos na área rural do município em virtude do evento climático da noite de domingo, 15. Foi decretado pelo município situação de emergência, através do decreto Nº 948, de 17 de maio de 2016.

Segundo as informações computadas pela equipe que realizou o cadastramento das residências afetadas, foram 19 famílias atingidas, algumas de maiores e outras de menores proporções. No atendimento as famílias a secretaria de Saúde auxiliou, bem como a de Desenvolvimento Social.

Até a terça-feira foram identificadas cinco casas totalmente destruídas e 52 pessoas atingidas, sendo 9 famílias desabrigadas, que estão em casas de familiares, além dos danos ambientais e da agricultura significativos.

A varredura foi realizada por uma força tarefa da prefeitura, órgãos regionais e da defesa civil regional, comandada pelo coordenador Regional da Defesa Civil, Édson Antocheski. “Fizemos o levantamento e verificamos que muitas pessoas foram atingidas e vamos fazer o relatório para cadastrar junto com o decreto de situação de emergência nos governos do estado e federal para que possa requerer recursos para arcar com os prejuízos”, explicou Antocheski.

O levantamento está sendo realizado, mas previamente os prejuízos com a agricultura e com o reflorestamento chegam próximo dos R$ 10 milhões e a área atingida segundo cálculos da defesa civil é de mais de 10 quilômetros. Segundo a Copel, mais de 40 postes foram arrancados, a previsão é que a energia seja restabelecida na próxima semana. Já a Celesc ainda não passou uma previsão para o restabelecimento da energia. A administração municipal irá entrar em contato com o governo do estado para que esse trabalho seja restabelecido o mais rápido possível.

“É um momento difícil. Temos que agradecer a todos que nos ajudaram na noite de domingo, em especial a polícia militar e ao corpo de bombeiros. Dividimos em várias equipes para fazer o levantamento para calcular os prejuízos devido ao evento climático. Quero agradecer também a todos que ajudaram no domingo e continuam auxiliando”, enalteceu o coordenador da defesa civil Júlio Chaicowski.

O vice-prefeito Aloísio Salvatti destacou o trabalho em conjunto. “As equipes da secretaria de obras participaram estão abrindo as estradas dando acesso aos alocais atingidos. E as equipes continuam nos próximos dias para melhorar as estradas afetadas e auxiliando os moradores”, falou. Na tarde desta quarta-feira, 18, as estradas principais aos locais atingidos pelo evento climático foram limpas permitindo o acesso às localidades.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio destacou que os prejuízos devem aumentar devido a falta de energia elétrica nas regiões, pois muitos produtores que não foram afetados, dependem da energia elétrica para continuar os trabalhos de produção.

“Quero agradecer a todos que ajudaram e estão ajudando neste momento inédito e triste em nossa cidade. Estamos com a nossa equipe da administração auxiliando no que for preciso todas as famílias atingidas por esse evento climático. Vamos fazer o possível para ajudar e já estamos tentando através do decreto de situação de emergência que assinamos hoje, para que os recursos venham o mais rápido possível para ajudar a nossa população afetada. Mas infelizmente acredito que os prejuízos irão aumentar porque muitos agricultores que não foram afetados dependem da energia elétrica para produzir ou manter seus produtos”, avaliou.

A defesa civil do estado acredita que o município foi atingindo por uma microexplosão, mas como esse evento não consta nos códigos da defesa civil para eventos climáticos, a própria entidade recomendou o uso do código de vendaval para inserir no decreto de situação de emergência elaborado pelo município para que busque recursos para fazer frente aos prejuízos.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]