O retorno das aulas presenciais está sendo debatida em Santa Catarina. Dos municípios da Amplanorte, Porto União foi o único município que se manifestou favorável ao retorno das aulas presenciais. No dia 1 de outubro uma reunião para tratar deste assunto foi realizada com todos os diretores de todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
Segundo a secretária de Educação, Aldair Muncinelli, nessa reunião compareceram 64 pessoas e, quando foi perguntado quem não queria retornar as aulas nenhum braço foi levantado. “Todos nós queremos voltar, o nosso aluno precisa disso”, disse.
De acordo com a secretária, para as aulas retornarem é preciso ter uma preparação. Existem várias portarias divulgadas assim como mapa de risco que indica que a região está laranja no momento, que mostram que é necessário a organização.
Em reunião realizada nesta quinta-feira, 15 de outubro, com o comitê municipal de gerenciamento da pandemia de Covid-19, o assunto foi novamente discutido assim como a elaboração de um plano de contingência municipal. Já existe um plano de contingência do estado e cada escola também irá elaborar o seu plano.
Máscaras, tapete sanitizante e álcool 70% já estão sendo adquiridos para a rede municipal. “Tudo que é necessário para a segurança nas nossas escolas”, disse Aldair. A secretaria também está passando em todas as escolas para fiscalizar a organização de cada uma.
No início as turmas irão voltar gradualmente, primeiro o ensino médio, ensino superior, ensino técnico e educação de jovens e adultos. Depois o ensino fundamental retornará. Para Aldair não haverá tempo ainda neste ano para o retorno do ensino infantil.
Na oportunidade a secretária deixou sua mensagem homenageando todos os profissionais da área da educação do município. “Professor, tenha consciência do seu valor e do valor do seu trabalho para com o nosso educando”, disse.
Ouça na íntegra: