As cidades de Porto União e União da Vitória anunciaram que seguirão as recomendações e orientações de seus respectivos Estados no que se diz respeito a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos.
Na noite de quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde enviou Nota Informativa aos estados brasileiros recomendando que as vacinas contra a Covid-19 do fabricante Pfizer sejam aplicadas somente nos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) para os adolescentes.
Desta forma, segundo a Nota Informativa do MS, fica suspensa a aplicação da vacina Pfizer em adolescentes que não façam parte de nenhum grupo prioritário.
Porto União
O secretário de Saúde de Porto União, Ruan Wolf, afirmou que o município seguirá os orientações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e da Divisão Epidemiológica Estadual, mantendo a vacinação aos adolescentes contra a Covid-19.
O município iniciou ontem, 16, a faixa etária de 16 anos. Os idosos com mais de 70 anos que tomaram a 2ª dose da vacina no mês de março estão recebendo a dose de reforço. “Vamos trabalhar de acordo com as normativas do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Saúde, conforme já divulgado pelo próprio Estado”, finalizou o secretário.
Ouça o áudio do secretário Ruan Wolf:
Santa Catarina anunciou ontem, após reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em conjunto com os municípios catarinenses, que manterá a vacinação dos adolescentes priorizando aqueles portadores de comorbidades, deficiência permanentes, gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas.
Para isso, deverá ser utilizada a vacina do laboratório Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado nesse grupo etário. Na reunião foi decidido também antecipar a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer de 12 para 8 semanas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
União da Vitória
A Chefe da 6ª Regional de Saúde em União da Vitória, Paula Krzyzanowski, anunciou que União da Vitória e todos os municípios atendidos seguirão as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). A Regional aguarda novas orientações e também a chegada da remessa de vacinas para os adolescentes de 12 a 17 anos.
Segundo Paula, o Paraná ainda não recebeu doses vindas do Ministério da Saúde para este público. “Então a nossa orientação em acordo com a nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde, em acordo com as orientações do nosso secretário de Saúde, Beto Preto é que, tão logo nós recebamos essas vacinas, tão logo nós tenhamos novas orientações, nós a seguiremos”, afirmou.
Ouça o áudio da Chefe da Regional Paula Krzyzanowski:
Hoje uma grande remessa de primeiras e segundas doses chegaram a Regional, e já estão sendo organizadas para que amanhã, sábado dia 18, os municípios já possam retirá-las na sede da 6ª Regional.