Porto União está preparada para receber a vacina: “Caso seja necessário nós iremos buscar”, afirma o prefeito » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União está preparada para receber a vacina: “Caso seja necessário nós iremos buscar”, afirma o prefeito


18 de janeiro de 2021

A notícia de que um avião saiu na manhã desta segunda-feira, 18, do estado de São Paulo, carregado de vacinas, com destino à Florianópolis animou os municípios catarinenses que aguardam ansiosamente o primeiro lote do imunizante contra o coronavírus. Porto União já possui 70 mil seringas com agulhas estocadas na secretaria de saúde, câmeras frias nos postos de saúde, e um contêiner refrigerado para armazenar quantidades maiores da vacina.

“Como planejamos desde o ano passado, já estamos preparadíssimos. Estamos ansiosos para começar a vacinação porque nós queríamos resolver de uma vez por todas esse problema”, comenta o prefeito municipal Eliseu Mibach, em entrevista ao Jornal Colmeia. De acordo com o prefeito, embora a expectativa seja para amanhã o recebimento da carga, até o momento da entrevista, o Governo do Estado não havia sinalizado quantas vacinas serão entregues para o município e quando elas devem chegar.

 “Hoje pela manhã, fiz contato com o Deputado Dr Vicente Caropreso, que representa tão bem o município, inclusive o Dr Vicente é médico e foi secretário do estado de saúde, solicitando a interferência dele, que se caso seja necessário nós iremos buscar essas vacinas lá em Florianópolis. Contatei hoje também com um empresário aqui de Porto União que tem uma aeronave, que disponibilizou essa aeronave para ir buscar tudo em tempo recorde. Tudo isso demonstra a nossa vontade de querer resolver os problemas imediatamente”, ressalta Mibach.

A probabilidade é que venha um lote pequeno do imunizante, por isso nesta primeira fase da campanha de vacinação, o primeiro grupo a receber a dose será aqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus: os profissionais da saúde. Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, funcionários públicos ou de hospitais particulares que quiserem se vacinar, terão prioridade. “Depois segue com os idosos acima de 75 anos, depois 65 anos, depois 60 anos, aqueles que tem comorbidades ou doenças graves e assim sucessivamente até conseguirmos vacinar toda a população”, explica o prefeito.

Uma possibilidade para agilizar a imunização de todos os munícipes é a compra da vacina de outros país. Segundo o prefeito, o Supremo Tribunal Federal (STF) já autorizou os municípios a importar a vacina. Em reunião com os demais prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), ficou definido que se caso necessário e tiver estoque disponível, irão adquirir. De acordo com Mibach, Porto União tem dinheiro para importar, no entanto, aguarda primeiramente o repasse e as decisões do Estado.  

“A esperança é que os governos parem de discutir, a esperança é que olhem um pouquinho mais para a vida, para o ser humano, pelo sofrimento desse povo, para as pessoas que estão contraindo a doença e que estão morrendo, e é isso que nós queremos. Eu espero que dê tudo certo. A aprovação de ontem foi uma grande notícia. Vamos aguardar, ver se o governo vai mandar as vacinas para os municípios”, finaliza.

Ouça a entrevista na integra:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Santin Roveda acompanha Governador Ratinho Júnior na reunião do COSUD em Florianópolis

O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, está ao lado do Governador Ratinho Júnior na reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que acontece hoje em Florianópolis, Santa Catarina. O COSUD reúne os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio […]

Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]