A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União promoveu na terça-feira, 20, a Conferência do Plano Municipal de Cultura, no auditório da Secretaria de Educação.
Durante o encontro foram discutidos os últimos detalhes sobre o plano, definindo as ações culturais para os próximos dez anos em Porto União.
O secretário de Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves, conduziu o encontro que reuniu representando das diversas áreas culturais de Porto União. “Estamos dando continuidade ao plano municipal da cultura, que já foi iniciado em 2013, e no decorrer dos últimos anos vem reunindo as principais solicitações de agentes culturais e população em geral”, explica o secretário. Com isso, segundo ele, o município terá um norte a ser seguido.
O Plano de Cultura é uma exigência do Ministério da Cultura, que fixou até 2017 a conclusão dos planos de todos os municípios e quem não tiver concluído até a data limite, perderá a possibilidade de receber recursos do Ministério. “Temos o objetivo de concluir nesse ano o plano, pois já seguimos todos os trâmites exigidos pelo Ministério e concluindo o documento ele passará a apreciação da Câmara para transformação em Lei Municipal”, afirma Gonçalves.
Além de garantir possíveis recursos com o Plano toda a parte cultural de Porto União estará organizada para ampliar a valorização do agente cultural, levando ao conhecimento de outros locais do Brasil o trabalho que é realizado em Porto União.
O Plano de Cultura está norteado em vários eixos, que integram cultura com a realidade local. “Não vamos deixar nenhuma área cultural de fora, pois sabemos o valor que cada um tem para o município e a união de todas essas áreas resulta no que somos hoje e no que queremos para o futuro do município”, enfatiza o prefeito Anízio de Souza, que não pode estar presente na abertura, mas deixou sua mensagem.
Próximos eventos
O secretário frisou os próximos eventos, que acontecem com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo.
Na quinta feira, às 20h, acontece a apresentação da Orquestra Alemã Tourchester, com 35 músicos, da cidade de Lich (Hessen). A promoção é do Instituto Cultural Grünenwald e terá o ingresso no valor de R$10.
“O objetivo da Secretaria é oferecer ao público entretenimento variado e por isso é importante a participação de todos, prestigiando cada cultura que aqui se apresentam”, conclui Gonçalves.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.