Porto União ganhou oficialmente na manhã do sábado, 15 de fevereiro, um Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Abandonados. A estrutura foi montada no terreno da antiga Escola do Pintadinho, na SC 135, km 6, um prédio público sem uso por anos. No local foram construídas instalações para abrigar animais recuperados vítimas de maus tratos, doentes ou machucados.
O centro de tratamento é uma casa de passagem temporária para que os animais recebam todo cuidado necessário para o restabelecimento de sua saúde até que seja possível coloca-los para adoção. Nas dependências da antiga escola foram construídos cômodos para garantir o trabalho como cozinha, lavatório para banho dos animais, escritório, lavanderia, estoque de ração, alojamento para guardião, banheiro e sala para pequenos procedimentos cirúrgicos e curativos.
É importante ressaltar que a obra não é um abrigo permanente e que não é destinado ao recolhimento de animais de rua. Para o problema dos animais sem donos, a Prefeitura de Porto União, mantém convenio com o Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) realizando atendimentos veterinários gratuitos por todos os bairros inclusive fazendo castrações para as famílias de baixa renda.
Eliseu Mibach, prefeito de Porto união, foi enfático ao ressaltar que foram instaladas câmeras de vigilância para fiscalizar e coibir o abandono de animais no local, uma vez que essa prática é crime.
O evento de inauguração contou com a presença das autoridades do poder executivo e legislativo. A Polícia Militar (PM) e Polícia Militar Ambiental (PMA), prestigiaram a inauguração junto com os representantes das entidades de Proteção Animal Independentes de Porto União da Vitória e representantes da Uniguaçu.