A cidade de Porto União já está em festa pelos seus 100 anos que será comemorado no dia 5 de setembro desse ano.
Para marcar o início da programação, na noite de sexta-feira, 21 de julho, o espaço do Clube Aliança ficou lotado com a presença de autoridades locais, regionais e da comunidade, para o lançamento da programação Porto União 100 anos.
O evento se iniciou às 20h, com a formação da mesa de autoridades e da equipe do Comitê Organizador do Centenário do município. Em seguida, foi entoado o Hino Nacional e o presidente do Comitê Organizador do Centenário e atual secretário de Cultura de Porto União, Sergio Buch, agradeceu a presença de todos. Em sua fala, Buch lembrou do ex-prefeito de Porto União, Victor Filho Buch, que fez a história dos 50 anos do município, e que faleceu neste ano.
Em seguida, o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, fez o uso da palavra para destacar as ações em andamento para o aniversário de Porto União. Mibach falou das obras, como do monumento na praça Hercílio Luz, da praça do Centenário e as diversas ações que serão feitas no dia 5 de setembro com a vinda da Assembleia Legislativa de santa Catarina e do Governador do Estado João Raimundo Colombo.
O evento de lançamento contou com várias apresentações culturais, como de poemas da história de Porto União, músicas de amizade e até mesmo um poema tradicionalista do futuro de Porto União.
Uma das lembranças que surgiu desses 100 anos da cidade, é o caso da serpente que mora no rio Iguaçu, e que quando ela se move bruscamente, a cidade de Porto União e União da Vitória ficam alagadas. Para marcar está lenda, havia no local uma serpente, a mesma montagem que se fará presente no desfile do dia 5 de setembro para marcar a cultura e a história do município.
O segundo momento dessa noite de lançamento foi a entrega oficial do Passaporte do Porto, que teve a destinação para algumas personalidades que se destacam no quesito de levar o nome da cidade de Porto União para as mídias e a fins. As primeiras pessoas a receberem o Passaporte foram os grupos de comunicação, inclusive o Grupo Colmeia de Comunicação, a Rádio Colmeia, Top FM e Antena 1. Em seguida, foram entregues as autoridades locais e regionais.
Para finalizar a programação foi apresentada as candidatas a Rainha do centenário de Porto União, que será coroada no dia 5 de setembro em uma noite de jantar e baile. Antes do coquetel, todos os presentes ficaram de pé e entoaram o Hino de Porto União, que foi criada quando a cidade fez os seus 50 anos.
As candidatas a Rainha:
As autoridades:
O vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, destacou qual apresentação foi a sua favorita, que no caso foi a entrada da serpente. Segundo Percy, como diziam os antigos, após os 100 anos Porto União vai ser ainda melhor.
O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, fez questão de se fazer presente no lançamento dos festejos da cidade irmã, e parabenizou a administração do prefeito Eliseu Mibach e do vice-prefeito Percy Storck.
Um dos convidados para prestigiar o evento de lançamento da programação do Centenário da Cidade Amiga, e que recebeu a homenagem do Passaporte do Porto, foi o prefeito da cidade de Blumenau, Napoleão Bernardes, que enfatizou a alegria de se fazer presente na cidade de Porto União.
Galeria de fotos de Marciel Borges / Rádio Colmeia: