“Esmola não promove qualidade de vida, informe a ação social do município”, essa é a frase de algumas placas instaladas no município de Porto União, próximo aos semáforos e bairros.
Esta campanha está sendo realizada em conjunto com a prefeitura de União da Vitória, que está aderindo as placas também. Para Mibach, o município tem condições de ajudar com “alimentação, nós temos roupas, nós temos uma ação social que funciona, tanto em Porto União quanto em União da Vitória”.
Em Porto União, segundo o prefeito, “nós não temos mais moradores de rua, nós não temos ninguém dormindo em baixo de sacadas, nas ruas”, graças ao trabalho da equipe de Ação Social do município. “Não é com esmolas que vamos resolver o problema social, é com tratamento psicológico, com tratamento terapêutico”, disse.
A Fundação Hermon trabalha em parceria com o município na recuperação dessas pessoas e, mensalmente a prefeitura ajuda a instituição. Há um hospital terapêutico em Santa Cecília licitado pelo município “onde encaminhamos pacientes”, afirma Mibach.