Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos


2 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina esteve em festa nesta quinta-feira, 1º de agosto, comemorando os 207 anos de serviço em prol da segurança e da investigação para a população catarinense. A data foi destaque durante um ato solene na Câmara de Vereadores de Porto União.

O delegado regional da Polícia Civil Nilson Cezar, recebeu os colegas da Polícia Civil de Porto união e delegados às 19h, junto com personalidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotores e da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União, além de juízes.

O evento festivo iniciou com a recepção na mesa de autoridades, seguida do ato cívico com o Hino Nacional e um breve histórico da história da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, com um vídeo institucional dos 207 anos de serviço. O vice-prefeito de Porto União, Percy Stock, prestigiou a solenidade e parabenizou o trabalho valioso da Polícia Civil em Santa Catarina:

 

 

O delegado Wellington Gustavo Spiacci, falou do trabalho da Polícia Civil, enfatizando que a ajuda da comunidade denunciando através do 181 pode fazer toda a diferença em prol da segurança da coletividade, acompanhe:

 

 

O Policial Civil Anderson Luiz Loss foi homenageado como Policial Civil destaque e o Promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, recebeu a homenagem de “Amigo da Polícia Civil”.

Ao final da solenidade o Padre Paulo Posonski de Porto União, dirigiu uma prece a todos os presentes.

 

História da Polícia Civil:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil de Santa Catarina se originou na data de 29 de julho de 1812 com a nomeação do Desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. O “Intendente Geral de Polícia” possuía poderes judiciais, policial e administrativo.

A sua investidura na “Intendência” é considerada como o marco da criação do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina. Conforme registros históricos, o Delegado de Polícia integrava o Poder Judiciário, entretanto, em 1871 extinguiu-se a competência jurisdicional dos Delegados de Polícia (separando as funções judiciais das funções policiais).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]