Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos


2 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina esteve em festa nesta quinta-feira, 1º de agosto, comemorando os 207 anos de serviço em prol da segurança e da investigação para a população catarinense. A data foi destaque durante um ato solene na Câmara de Vereadores de Porto União.

O delegado regional da Polícia Civil Nilson Cezar, recebeu os colegas da Polícia Civil de Porto união e delegados às 19h, junto com personalidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotores e da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União, além de juízes.

O evento festivo iniciou com a recepção na mesa de autoridades, seguida do ato cívico com o Hino Nacional e um breve histórico da história da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, com um vídeo institucional dos 207 anos de serviço. O vice-prefeito de Porto União, Percy Stock, prestigiou a solenidade e parabenizou o trabalho valioso da Polícia Civil em Santa Catarina:

 

 

O delegado Wellington Gustavo Spiacci, falou do trabalho da Polícia Civil, enfatizando que a ajuda da comunidade denunciando através do 181 pode fazer toda a diferença em prol da segurança da coletividade, acompanhe:

 

 

O Policial Civil Anderson Luiz Loss foi homenageado como Policial Civil destaque e o Promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, recebeu a homenagem de “Amigo da Polícia Civil”.

Ao final da solenidade o Padre Paulo Posonski de Porto União, dirigiu uma prece a todos os presentes.

 

História da Polícia Civil:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil de Santa Catarina se originou na data de 29 de julho de 1812 com a nomeação do Desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. O “Intendente Geral de Polícia” possuía poderes judiciais, policial e administrativo.

A sua investidura na “Intendência” é considerada como o marco da criação do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina. Conforme registros históricos, o Delegado de Polícia integrava o Poder Judiciário, entretanto, em 1871 extinguiu-se a competência jurisdicional dos Delegados de Polícia (separando as funções judiciais das funções policiais).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]