Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos


2 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina esteve em festa nesta quinta-feira, 1º de agosto, comemorando os 207 anos de serviço em prol da segurança e da investigação para a população catarinense. A data foi destaque durante um ato solene na Câmara de Vereadores de Porto União.

O delegado regional da Polícia Civil Nilson Cezar, recebeu os colegas da Polícia Civil de Porto união e delegados às 19h, junto com personalidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotores e da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União, além de juízes.

O evento festivo iniciou com a recepção na mesa de autoridades, seguida do ato cívico com o Hino Nacional e um breve histórico da história da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, com um vídeo institucional dos 207 anos de serviço. O vice-prefeito de Porto União, Percy Stock, prestigiou a solenidade e parabenizou o trabalho valioso da Polícia Civil em Santa Catarina:

 

 

O delegado Wellington Gustavo Spiacci, falou do trabalho da Polícia Civil, enfatizando que a ajuda da comunidade denunciando através do 181 pode fazer toda a diferença em prol da segurança da coletividade, acompanhe:

 

 

O Policial Civil Anderson Luiz Loss foi homenageado como Policial Civil destaque e o Promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, recebeu a homenagem de “Amigo da Polícia Civil”.

Ao final da solenidade o Padre Paulo Posonski de Porto União, dirigiu uma prece a todos os presentes.

 

História da Polícia Civil:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil de Santa Catarina se originou na data de 29 de julho de 1812 com a nomeação do Desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. O “Intendente Geral de Polícia” possuía poderes judiciais, policial e administrativo.

A sua investidura na “Intendência” é considerada como o marco da criação do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina. Conforme registros históricos, o Delegado de Polícia integrava o Poder Judiciário, entretanto, em 1871 extinguiu-se a competência jurisdicional dos Delegados de Polícia (separando as funções judiciais das funções policiais).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]