Rádio Colmeia Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Porto União: Polícia Civil de SC completa 207 anos


2 de agosto de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina esteve em festa nesta quinta-feira, 1º de agosto, comemorando os 207 anos de serviço em prol da segurança e da investigação para a população catarinense. A data foi destaque durante um ato solene na Câmara de Vereadores de Porto União.

O delegado regional da Polícia Civil Nilson Cezar, recebeu os colegas da Polícia Civil de Porto união e delegados às 19h, junto com personalidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotores e da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Porto União, além de juízes.

O evento festivo iniciou com a recepção na mesa de autoridades, seguida do ato cívico com o Hino Nacional e um breve histórico da história da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, com um vídeo institucional dos 207 anos de serviço. O vice-prefeito de Porto União, Percy Stock, prestigiou a solenidade e parabenizou o trabalho valioso da Polícia Civil em Santa Catarina:

 

 

O delegado Wellington Gustavo Spiacci, falou do trabalho da Polícia Civil, enfatizando que a ajuda da comunidade denunciando através do 181 pode fazer toda a diferença em prol da segurança da coletividade, acompanhe:

 

 

O Policial Civil Anderson Luiz Loss foi homenageado como Policial Civil destaque e o Promotor de Justiça da Comarca de Porto União, Doutor Rodrigo Kurt Quadro, recebeu a homenagem de “Amigo da Polícia Civil”.

Ao final da solenidade o Padre Paulo Posonski de Porto União, dirigiu uma prece a todos os presentes.

 

História da Polícia Civil:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Polícia Civil de Santa Catarina se originou na data de 29 de julho de 1812 com a nomeação do Desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina. O “Intendente Geral de Polícia” possuía poderes judiciais, policial e administrativo.

A sua investidura na “Intendência” é considerada como o marco da criação do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina. Conforme registros históricos, o Delegado de Polícia integrava o Poder Judiciário, entretanto, em 1871 extinguiu-se a competência jurisdicional dos Delegados de Polícia (separando as funções judiciais das funções policiais).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Covid-19: 16 novos casos e 15 recuperados em União da Vitória

União da Vitória obteve 16 novos casos positivos de Covid-19 neste sábado, 16. Também foram registrados mais 15 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 81 casos ativos […]

Três pessoas ficam feridas em acidente no viaduto de acesso a General Carneiro

Na madrugada desse sábado, 16, por volta das 05h10, um acidente foi registrado na BR 153, no viaduto de acesso a General Carneiro, deixando pelo menos três feridos de acordo com informações. O acidente envolveu um Fiat Linea Essence branco e um I Peugeot 206 Soleil preto, ambos com placas de General Carneiro. As vítimas […]

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

O planejamento do Governo do Estado aponta para a vacinação contra a Covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a tendência é de que a aplicação das doses comece já na próxima […]