A secretaria de Saúde de Porto União está realizando o inquérito sorológico para verificação da situação da Covid-19 (novo Coronavírus) no município. De acordo com as palavras do prefeito Eliseu Mibach, os casos positivos estão aumentando.
Mibach através de um vídeo publicado em sua página no Facebook na tarde de quarta-feira, 08 de julho, enfatiza que a Secretaria de Saúde está realizando testes rápidos da Covid-19 nos profissionais que estão atuando na linha de frente da pandemia, como os Bombeiros, Policiais Militares, Policiais Ambientais, todos os profissionais da Saúde e funcionários da Prefeitura. Houve também, a realização de testes na Unidade Prisional.
Destacando que ainda serão realizados os testes nos Policiais Civis e pessoas suspeitas, que no caso, já estão sendo monitoradas pela equipe epidemiológica. “Estamos trabalhando, já fizemos mais de 400 testes e graças a Deus está tudo sobre controle, tivemos apenas três casos positivos”, afirma Mibach.
Entre os positivos está um Policial Militar e seus familiares, a Companhia de Porto União emitiu uma nota ressaltando que desde o início da pandemia, todos os policiais e agentes penitenciários tem seguido à risca as medidas de prevenção, mas para uma maior segurança a companhia e a população, estiveram realizando os testes. De todo o efetivo, um policial testou positivo e desde então está em isolamento, seguindo todas as orientações emanadas pela equipe médica, assim como toda sua família.
Acompanhe o vídeo:
Em entrevista ao Jornal Colmeia nesta quinta-feira, 09, o prefeito ressaltou que existe a possibilidade de aumentar os casos, pois hoje, o município possui 100 casos que estão sendo monitorados, sendo que estão também irão passar pelo processo de teste rápido.
Acompanhe a nota emitida pela Companhia da Policia Militar de Porto União:
Como é feito os testes rápidos?
O teste é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.
Portanto, o IgM e o IgG são as defesas do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19. Tendo em vista que o organismo demanda um tempo para a produção desses anticorpos (janela imunológica) a partir do contágio, a imunocromatografia é indicada para exames a partir do sétimo dia após o início dos sintomas, a depender da limitação do teste e da indicação do fabricante. Esse tempo é necessário para assegurar que haverá anticorpos suficientes no organismo que possam ser detectáveis por esse método.