Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades


29 de maio de 2024

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias

Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.

Evento que reuniu a prefeitura municipal, as representações das instituições a associações e os munícipes para discutir políticas públicas em busca de uma cidade justa, inclusiva, igualitária e sustentável. Tem por objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias.

Também construir coletivamente a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Cujo principal objetivo envolve a promoção da mobilização, sensibilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), enquanto propicia a participação popular na formulação de propostas, avaliação da execução da política, e eleição dos conselheiros nacionais.

O QUE É A POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO (PNDU)

A PNDU pode ser definida como um conjunto de ações implementadas e promovidas pelo governo no campo do desenvolvimento urbano. O desenvolvimento urbano é definido pelo planejamento, gestão, transformação e preservação de cidades justas, democráticas e sustentáveis, para garantir o bem-estar e atender às necessidades da população.

Deve promover a criação, gestão, renovação e preservação de áreas urbanas, por meio das políticas setoriais integradas, incluindo infraestruturas, serviços públicos, moradia, transportes, saneamento, áreas verdes e espaços públicos.

DIRETRIZES GERAIS DA PNDU

1. Direito à cidade para todas as pessoas;

2. Moradia digna, segura e bem localizada;

3. Território urbano articulado e eficiente;

4. Cidade protagonista da ação climática;

5. Cidade e natureza integradas;

6. Águas urbanas para a vida;

7. Prosperidade econômica inclusiva e verde;

8. Cidade inteligente;

9. Patrimônio, identidades e saberes regionais;

10. Espaços urbanos acolhedores e seguros;

11. Cidade para todas as gerações;

12. Cidade democrática e participativa;

13. Cidade educadora;

14. Finanças municipais eficientes, inovadoras e justas;

15. Políticas urbanas integradas;

16. Cooperação e parcerias para o desenvolvimento urbano.

Fonte: Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia; Simpsons acertam novamente

Simpsons já acertaram vitória de Trump e vitória da Alemanha na Copa de 2014 Um peixe de três olhos foi encontrado durante uma pescaria na costa da Groenlândia, conforme noticiado pelo Daily Mirror. Internautas relembraram episódio do seriado Os Simpsons. “Os Simpsons acertam novamente”, escreveu uma internauta. A descoberta inusitada rapidamente chamou a atenção por remeter […]

Energia Boa: Governo e Celesc projetam R$ 3 bilhões em investimentos para a geração de energias renováveis em SC

Maior programa estadual de fomento à expansão de energia limpa já realizado no País, o Energia Boa prevê a construção de seis novas subestações e linhas de transmissão para conectar novas usinas ao sistema elétrico, gerando 19 mil empregos. O município de Matos Costa esta incluido neste programa. O governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira, […]

Alteração no sentido da Rua José Cleto Silva no bairro São Basílio Magno em União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Vigilância e Fiscalização (UVTRAN) informa que, a partir desta sexta-feira, 21 de junho, haverá uma alteração no sentido de um trecho da Rua José Júlio Cleto Silva. O trecho compreendido entre a Rua Balduído Bohrer e a Rua Marechal Deodoro da Fonseca […]