Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades


29 de maio de 2024

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias

Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.

Evento que reuniu a prefeitura municipal, as representações das instituições a associações e os munícipes para discutir políticas públicas em busca de uma cidade justa, inclusiva, igualitária e sustentável. Tem por objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias.

Também construir coletivamente a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), e trilhar caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Cujo principal objetivo envolve a promoção da mobilização, sensibilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), enquanto propicia a participação popular na formulação de propostas, avaliação da execução da política, e eleição dos conselheiros nacionais.

O QUE É A POLITICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO (PNDU)

A PNDU pode ser definida como um conjunto de ações implementadas e promovidas pelo governo no campo do desenvolvimento urbano. O desenvolvimento urbano é definido pelo planejamento, gestão, transformação e preservação de cidades justas, democráticas e sustentáveis, para garantir o bem-estar e atender às necessidades da população.

Deve promover a criação, gestão, renovação e preservação de áreas urbanas, por meio das políticas setoriais integradas, incluindo infraestruturas, serviços públicos, moradia, transportes, saneamento, áreas verdes e espaços públicos.

DIRETRIZES GERAIS DA PNDU

1. Direito à cidade para todas as pessoas;

2. Moradia digna, segura e bem localizada;

3. Território urbano articulado e eficiente;

4. Cidade protagonista da ação climática;

5. Cidade e natureza integradas;

6. Águas urbanas para a vida;

7. Prosperidade econômica inclusiva e verde;

8. Cidade inteligente;

9. Patrimônio, identidades e saberes regionais;

10. Espaços urbanos acolhedores e seguros;

11. Cidade para todas as gerações;

12. Cidade democrática e participativa;

13. Cidade educadora;

14. Finanças municipais eficientes, inovadoras e justas;

15. Políticas urbanas integradas;

16. Cooperação e parcerias para o desenvolvimento urbano.

Fonte: Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]