Porto União recebe Concurso de Fanfarra e Bandas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União recebe Concurso de Fanfarra e Bandas


28 de agosto de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

A movimentação do sábado, 24, foi grande no ginásio de Esportes Lauro Muller Soares em Porto União com realização do XXIII Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban) e o IX Concurso Cidade de Porto União de Fanfarras e Bandas. O evento contou com a participação de 36 corporações dos Estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo, somando aproximadamente 2.400 pessoas participantes.

O evento foi realizado pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas presidida pelo professor José Carlos Gonçalves e o apoio da Prefeitura de Porto União, Secretaria de Cultura e Turismo, DME Porto União, Secretaria de Educação e demais secretarias da administração, Banda Marcial da Escola Maria, EEB Nilo Peçanha, EEB Cid Gonzaga, Núcleo Educacional Hermínio Milis e das polícias militares dos municípios de Porto União e União da Vitória.

As corporações participantes de Porto União e União da Vitória fizeram bonito na competição. A Corporação Musical da Escola Municipal Lina Forte conquistou o 1º lugar na categoria de fanfarras infantis; a Fanfarra da Escola Antônio Gonzaga foi a 1ª colocada na categoria de bandas de percussão infantil; a Fanfarra do Colégio Estadual Bernardina Schleder com a 1ª colocação entre as fanfarras com uma válvula; e a Banda Marcial Nilo Peçanha conquistou o 2º lugar na categoria de Bandas Marciais.

Na categoria de Bandas os grandes destaques foram às participações da Banda Municipal de Pinhão que conquistou o título de campeã na categoria de bandas de concerto e a Banda Marcial Guarda Mirim do Paraná que além de conquistar o título de campeã entre as bandas marciais, ainda conquistou a maior pontuação entre todos os participantes.

De Porto União o público pode acompanhar também a apresentação da Banda Marcial João Fernando Sobral, Corporação Musical Pantera do Vale e Fanfarra Dragões do Vale, que obtiveram notas altíssimas também e destacaram-se durante todas as apresentações.

“É um evento grandioso apoiado pela Prefeitura, que trouxe para a nossa cidade mais de quatro mil pessoas para o evento. O balanço final é extremamente positivo. Além de divulgar as nossas cidades de uma forma positiva para os visitantes, o concurso estimula a participação e a formação desta espécie de conjuntos, dando oportunidades às crianças e jovens da participação em uma atividade sadia, que não somente ensina música e coreografias, mas acima de tudo auxilia no processo pedagógico, educacional, formação moral e cívica dos indivíduos, autoestima, desenvolvimento motor e psicomotor dos envolvidos no processo”, explicou Gonçalves.

Para o vice-prefeito Aloísio Salvatti o mais importante desses eventos é inserir os jovens e direcionar eles para um caminho. “Muito importante para Porto União um evento deste tamanho. Quem ganha são as crianças que estão fazendo algo cultural e estão fora das ruas. Com certeza todos esses visitantes vão levar uma boa impressão de nossa cidade”, afirmou Salvatti.

O prefeito Anízio de Souza participou da abertura e esteve presente no decorrer do evento. “Quero parabenizar a Secretaria de Cultura e Turismo e o professor José Carlos pelo evento que emocionou quem esteve presente. Foi mais uma edição do Cinfaban coroada de sucesso”, destacou o prefeito.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]