Porto União receberá drive-thru para descarte de resíduos eletroeletrônicos e pilhas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União receberá drive-thru para descarte de resíduos eletroeletrônicos e pilhas


18 de fevereiro de 2022

A cidade de Porto União recebe no dia 26 de fevereiro um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos e pilhas. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente e pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas.

A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de todos os portes que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, geladeira, fogões, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos.

A entrega será feita sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela da pandemia do novo coronavírus. Basta levá-los ao Terminal Urbano na Avenida Getúlio Vargas entre 9h e 16h com um comprovante de residência.

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado.

A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.

Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Eletrônico Não É Lixo é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.

Serviço

Drive Thru Sustentável – Descarte de Eletroeletrônicos e Pilhas

Dia: 26 de fevereiro

Horário: 9h às 16h

Local: Terminal Urbano de Porto União (Avenida Getúlio Vargas)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]