Porto União tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes


5 de setembro de 2022

Ilustrativa

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais. Entretanto muitos usuários ainda descartam lâmpadas juntamente com o lixo doméstico comum sem saber que com isso estão agredindo à natureza e à própria saúde de diversas formas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Em caso de quebra do vidro da lâmpada, o vapor de mercúrio é liberado no ar e, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea caso seja inalado. Em casos de contato prolongado com a substância, pode haver danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

Esse material é contaminante e pode prejudicar permanentemente um ecossistema se houver contaminação do solo ou em caso de contaminação de rios, se for ingerido por peixes.

As lâmpadas fluorescente devem passar por um processo de descontaminação e após esse processo seus componentes podem ser reciclados normalmente.

Porto União agora tem um ponte fixo para descarte de lâmpadas fluorescentes que fica localizado na MD Grazziotin Materiais Elétricos na Rua Matos Costa, 515, centro.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]