Porto União tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Porto União tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes


5 de setembro de 2022

Ilustrativa

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais. Entretanto muitos usuários ainda descartam lâmpadas juntamente com o lixo doméstico comum sem saber que com isso estão agredindo à natureza e à própria saúde de diversas formas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Em caso de quebra do vidro da lâmpada, o vapor de mercúrio é liberado no ar e, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea caso seja inalado. Em casos de contato prolongado com a substância, pode haver danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

Esse material é contaminante e pode prejudicar permanentemente um ecossistema se houver contaminação do solo ou em caso de contaminação de rios, se for ingerido por peixes.

As lâmpadas fluorescente devem passar por um processo de descontaminação e após esse processo seus componentes podem ser reciclados normalmente.

Porto União agora tem um ponte fixo para descarte de lâmpadas fluorescentes que fica localizado na MD Grazziotin Materiais Elétricos na Rua Matos Costa, 515, centro.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta terça-feira, 27. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro […]

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.  A estratégia tem como meta mobilizar […]