A Prefeitura de Porto União, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, atendendo a uma solicitação que tem sido feita há tempos pela comunidade, referente ao recolhimento e destinação de lâmpadas fluorescentes, conseguiu intermediar uma parceria entre a Gestora da Logística Reversa de Lâmpadas do Brasil e comerciante do município.
A empresa MD Grazziotin Materiais Elétricos Ltda, celebrou parceria com a Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – Reciclus, para coleta de lâmpadas fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz mista, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010.
O ponto de entrega fica localizado na loja MD Grazziotin Materiais Elétricos (Rua Matos Costa n° 515), que recebe lâmpadas de uso doméstico de forma gratuita, podendo ser entregues até 5 (cinco) lâmpadas por munícipe.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos, criada pelo Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, assinado em 2014 e tendo como signatários o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os importadores de lâmpadas fluorescentes (Abilumi e Abilux).
Quando o coletor atingir a capacidade completa, a empresa será acionada, para que as lâmpadas sejam coletadas e posteriormente encaminhadas para sua destinação final ambientalmente adequada.
Cabe ressaltar, que é de extrema importância o descarte de lâmpadas fluorescentes de forma correta, considerando que no interior de cada lâmpada, há entre outros componentes, metais pesados que, em níveis altos, causam danos ao meio ambiente e em grandes concentrações podem causar problemas a saúde.